- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Cineteatro Alba apresenta trabalhos de Augusto Cid
Cineteatro Alba apresenta trabalhos de Augusto Cid
área de conteúdos (não partilhada)Está patente no Cineteatro Alba, até 11 de maio, a exposição “Augusto Cid – O Cavaleiro do Humor”, do Museu Nacional da Imprensa. Comissariada por Luíz Humberto Marcos, a mostra apresenta o trabalho de um artista claramente inscrito na História do desenho de humor em Portugal.
Desenhos, jornais, livros e uma escultura integram esta exposição de Augusto Cid (1941-2019). O artista deixou o seu talento espalhado por dezenas de jornais e revistas, além das esculturas que fez e que estão implantadas em diferentes cidades.
Senhor de um traço fino, aguarelado, ora amável, ora impiedoso e cruel, Cid trabalhou durante mais de meio século, estando no Cineteatro Alba apenas uma pequena porção do seu extenso humor.
A parte mais significativa da mostra fixa-se nos trinta anos do pós-25 de Abril, de 1974 até 2008. Precisamente neste ano conquistou o Grande Prémio do X PortoCartoon- World Festival., subordinado ao tema “Direitos Humanos”. Foi o primeiro e, até hoje, o único artista português a ganhar o galardão máximo do certame, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
A mostra, inaugurada no âmbito do Risorius – Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro Alba.