- Início
- Municípios
- Aveiro
- Educação Ambiental: Município de Aveiro destaca-se com 35 escolas premiadas
Educação Ambiental: Município de Aveiro destaca-se com 35 escolas premiadas
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Aveiro recebeu 35 Bandeiras Verdes, um prémio do programa internacional Eco-Escolas atribuído aos estabelecimentos de ensino público que promovam a sustentabilidade e a educação ambiental. Aveiro está entre os 10 municípios com o maior número de escolas premiadas a nível nacional. Os galardões foram entregues na mais recente edição do Dia Bandeiras Verdes | Galardão Eco-Escolas 2024, que decorreu dia 10 de outubro, no Palácio dos Desportos Helena Sentieiro, em Torres Novas.
“Aveiro continua a destacar-se como um dos municípios mais ativos na promoção da sustentabilidade e na formação de cidadãos conscientes do ponto de vista ambiental. Esta distinção, que muito nos orgulha, é prova de que estamos no caminho certo e reafirmamos o nosso compromisso em continuar a apostar na Educação Ambiental”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.
As 35 Bandeiras Verdes foram atribuídas aos seguintes estabelecimentos: Associação de Assistência de Eixo; Casa Vera Cruz; Centro de Infância Arte e Qualidade; Centro Educativo de São Bernardo; Centro Educativo de Verdemilho; Centro Escolar de Santiago; Centro Infantil da Casa do Povo de Oliveirinha; Centro Social Santa Joana Princesa; Colégio D. José I; Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro; EB Bonsucesso Escola Básica da Glória; Escola Básica da Quinta do Picado; Escola Básica da Quinta do Simão; Escola Básica de Aradas; Escola Básica de Azurva; Escola Básica de Eixo; Escola Básica de Esgueira; Escola Básica de Leirinhas; Escola Básica e Jardim de Infância de Póvoa do Paço; Escola Básica e Jardim de Infância de Quintã do Loureiro; Escola Básica e Jardim de Infância de Sarrazola; Escola Básica e Jardim de Infância de Taboeira; Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima; Escola Básica Rio Novo do Príncipe de Cacia; Escola EB 2,3 João Afonso de Aveiro; Escola EB 2,3 S. Bernardo; Escola EB da Alumieira; Escola EB/JI das Barrocas; Escola EB1/JI da Presa; Escola EB1/JI do Solposto; Escola EB1/JI dos Areais; Escola Profissional de Aveiro; Escola Secundária Dr. Mário Sacramento; Escola Secundária José Estêvão; Instituição Florinhas do Vouga; e Jardim de Infância da Quinta do Picado.
Coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), o programa Eco-Escolas é uma iniciativa internacional destinada a todos os graus de ensino – do pré-escolar ao ensino superior – que procura encorajar ações e premiar o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas na gestão ambiental e na sensibilização das suas comunidades. O principal objetivo do programa é estimular, através de diversas atividades, a participação ativa dos alunos, promovendo uma educação ambiental prática e envolvente.
“Os estabelecimentos de ensino de Aveiro – e, em particular, os seus docentes e alunos – estão de parabéns por este reconhecimento. É o resultado de um trabalho e um empenho contínuo na implementação do Eco-Escolas, um programa que envolve ativamente as crianças e jovens nas decisões e nas melhorias da sua comunidade escolar, colocando a sustentabilidade e a educação ambiental no centro das suas atividades”, considera João Machado, vereador da CMA com o pelouro do Ambiente, que marcou presença no evento de entrega dos galardões.
A Câmara Municipal de Aveiro irá organizar a sua Sessão Municipal Eco-Escolas, onde serão entregues as Bandeiras Verdes aos 35 estabelecimentos escolares distinguidos.