- Início
- Municípios
- Aveiro
- Construção na nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz avança para concurso público
Construção na nova Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz avança para concurso público
área de conteúdos (não partilhada)O Executivo Municipal vai deliberar, na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 17 de outubro, sobre a abertura de um novo concurso público para construção da Unidade de Saúde de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, pelo valor base de 1.632.400€ e um prazo de execução de 270 dias.
De acordo com o projeto, a nova Unidade de Saúde, a edificar na Rua da Igreja e Rua Antero Marques dos Santos, em Nossa Senhora de Fátima (junto ao Edifício Sede da Junta de Freguesia), será composta por um único piso, com diversas áreas funcionais destinadas à prestação de cuidados de saúde primários.
As fachadas do edifício alinham com os arruamentos periféricos e articulam-se em duas alas, sendo a ala da Rua da Igreja destinada ao atendimento dos utentes e a ala paralela à Rua Antero Marques dos Santos ocupada com os serviços de apoio, tanto para o atendimento geral dos utentes, como para apoio dos funcionários. Nesta área localizam-se todos os espaços técnicos, assim como os vestiários e balneários e as respetivas instalações sanitárias para os funcionários, salas de apoio técnico e apoio geral, sala de reuniões, copa e a circulação de serviço.
Na restante ala, prevê-se a sua utilização com os gabinetes médicos, de enfermagem, as salas de tratamentos, o espaço para o banho assistido e uma zona especifica para os doentes em isolamento. Para além da entrada principal, o edifício possuirá acessos diretos ao exterior, que resultam essencialmente da necessidade de saídas de emergência.
Recordamos que para ser possível a construção desta nova Unidade de Cuidados de Saúde Primários, a Câmara de Aveiro adquiriu em 2023, neste local, um terreno rústico com a área de 6.943 m2, pelo valor de 220.000€.
Esta obra tem já contrato de financiamento assinado entre a Câmara Municipal de Aveiro e o PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.