- Início
- Municípios
- Murtosa
- “A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA NOSSA REGIÃO” DISCUTIDA NA FUNDAÇÃO SOLHEIRO MADUREIRA
“A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA NOSSA REGIÃO” DISCUTIDA NA FUNDAÇÃO SOLHEIRO MADUREIRA
área de conteúdos (não partilhada)A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira recebeu, no dia 25 de janeiro, a palestra “A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA NOSSA REGIÃO”, que teve a pretensão de estabelecer os paralelismos e as diferenças no exercício da atividade, entre a atualidade e o período em que o Dr. António Madureira foi médico-veterinário da Murtosa e de Estarreja.
A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira recebeu, no dia 25 de janeiro, a palestra “A EVOLUÇÃO DO PAPEL DO MÉDICO VETERINÁRIO NA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA DA NOSSA REGIÃO”, que teve a pretensão de estabelecer os paralelismos e as diferenças no exercício da atividade, entre a atualidade e o período em que o Dr. António Madureira foi médico-veterinário da Murtosa e de Estarreja.
Depois da abertura dos trabalhos pela responsável pela Casa Museu, Maria Amélia Fragoso, tiveram lugar as intervenções dos oradores convidados, num conjunto de painéis, moderados pelo Presidente da Fundação Solheiro Madureira e Presidente da Câmara Municipal da Murtosa, Joaquim Baptista.
Sobre a temática do “Papel do Médico Veterinário Oficial”, falaram Vera Belo Marques, Médica Veterinária Municipal de São João da Madeira e Médica responsável e Clínica e Sanidade na Proleite, e Alexandre Chambel, Médico Veterinário de Estarreja.
No painel “O Paradigma do Setor Leiteiro, Passado e Presente”, usaram da palavra Inês Rebelo, Medica Veterinária na Proleite e Victor Santos, empresário e dirigente da Proleite.
A sessão terminou com dois testemunhos de quem conheceu e trabalhou com o Dr. Madureira: o sr. José Alberto e o Sr. Mário Mortágua.
CASA MUSEU MARIETA SOLHEIRO MADUREIRA
A Casa Museu Marieta Solheiro Madureira está sob a alçada da Fundação Solheiro Madureira, que foi instituída pela vontade do Dr. António Madureira. Sendo natural de Silves, o Dr. Madureira fixou residência em Estarreja em 1936, quando foi nomeado Veterinário Municipal de Estarreja e Murtosa. Nestes dois concelhos se manteve por várias décadas, acumulando a atividade de veterinário com os cargos de consultor da Nestlé e da fábrica de chocolates Favorita.
FUNDAÇÃO SOLHEIRO MADUREIRA
A fundação é um legado de gratidão do Dr. António Madureira aos Concelhos de Estarreja e da Murtosa, que administram, em conjunto, a instituição. A Casa-Museu Marieta Solheiro Madureira situa-se na rua Prof. Egas Moniz, em Estarreja, e funciona num edifício concebido no final da década de 40 do século XX para residência do casal Madureira que, após a morte de D. Marieta, o Dr. António Madureira adaptou o edifício a casa-museu, transformando-o num “hino ao amor”.