Passar para o Conteúdo Principal
Logótipo CM Vagos

Programa VITALidade

VITALidade

O Plano Municipal Sénior do Município de Vagos enquadra-se nos eixos do Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, e que integra 6 pilares de atuação: (1) autonomia e vida independente; (2) participação social; (3) saúde e bem-estar; (4) desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida; (5) vida laboral saudável ao longo do ciclo de vida; e (6) rendimentos e economia. Este Plano de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, para além de medidas concretas que procuram dar resposta a necessidades identificadas, aposta na prevenção visando a promoção da qualidade de vida na população portuguesa.

Segue a programação detalhada de todas as atividades que irão decorrer até ao final do ano.

Nota: As inscrições são gratuitas, destinam-se a maiores de 65 anos e podem ser efetuadas na Biblioteca João Grave ou através dos contactos 234 799 600 | 924 463 307 e através do email acao.social@cm-vagos.pt.

Cada munícipe pode inscrever-se apenas uma vez nas visitas a Serralves.

  • 17 de setembro

    • Escola de Influencers
      Local: Associação Extragenária | 11h00

      Este projeto visa capacitar a comunidade sénior vaguense no domínio das novas tecnologias, como smartphones e outras ferramentas digitais. Com o objetivo de combater a iliteracia digital e a infoexclusão, a Escola de Influencers garantirá que os mais velhos tenham acesso à aprendizagem e possam participar ativamente no mundo digital.
      A apresentação contará com a presença de algumas verdadeiras influencers.

      Inscrições até 13 de setembro
    • Apresentação pública do Plano Municipal Sénior VITALidade
      Local: Auditótio da Biblioteca Municipal João Grave | 14h00
  • 20 de setembro

    Visita a Serralves - Porto:

    • Visita guiada à exposição “Yayoi Kusama: 1945 — Hoje”
      A obra de Kusama cativa milhões de pessoas ao permitir vislumbrar o espaço ilimitado e reflexões sobre os ciclos naturais de regeneração. Yayoi Kusama: 1945 — Hoje narra a história da vida e obra da artista, destacando o seu desejo de interconexão e as perguntas profundas sobre a existência que orientam as suas explorações criativas.  Com cerca de 160 trabalhos, incluindo pinturas, desenhos, esculturas, instalações e materiais de arquivo, esta exposição explora a carreira de Kusama desde os seus primeiros desenhos, feitos na sua adolescência durante a Segunda Guerra Mundial, às suas obras de arte imersivas mais recentes.
    • Visita guiada ao parque
      O Parque de Serralves tem 18 hectares e é composto por uma grande diversidade de magníficos espaços harmoniosamente interligados: jardins formais, matas e uma quinta tradicional. Projetado pelo arquiteto Jacques Gréber nos anos 30 do século XX, é uma referência singular no património da paisagem em Portugal.
      Uma visita ao parque, é uma oportunidade privilegiada para estar em contacto com a natureza e apreciar a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo. Além disso, os jardins e o parque são, também, cenário museográfico: numa visita ao Parque pode conhecer esculturas que são obras da Coleção da Fundação de Serralves expostas em permanência.

    Inscrições até 17 de setembro. Lugares limitados.

  • 27 de setembro

    • Formação sobre a organização e facilitação de Grupos de Partilha de Apoio ao Luto 
      Destinatários: Profissionais de Psicologia, Sociologia, Serviço Social e Saúde
      Local: Auditótio da Biblioteca Municipal João Grave | 09h30

      Os Grupos de Partilha de Apoio ao Luto (GPAL) podem ser um recurso importante da comunidade no suporte aos seus membros que estejam a viver processos de luto. De facto, sabemos que as pessoas em luto com uma forte rede social e envolvidos ativamente na comunidade, onde mantém laços e criam ligações, melhoram as suas estratégias individuais na adaptação à perda de um ente querido. Disponibilizamos uma ação de formação de curta duração, sobre a criação de grupos de apoio para as pessoas em luto daquela comunidade, dirigida aos profissionais das áreas de educação, psicologia, saúde e serviço social.

      Inscrições até 20 de setembro
  • 30 de setembro

    • Apresentação do livro “O que se passa na infância não fica na infância”, de João Pedro Gaspar e Paulo Guerra
      Local: Centro de Educação e Recreio de Vagos | 18h00

      Primeira apresentação no distrito de Aveiro, do livro lançado a 25 de abril no Parlamento, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril. O que Se Passa na Infância Não Fica na Infância recorre a 50 personalidades - ligadas pessoalmente ou profissionalmente à proteção das crianças e ao seu saudável desenvolvimento -, reunindo um conjunto de abordagens pessoais e multidisciplinares, remetendo para as consequências irreversíveis e duradouras das experiências adversas na infância (podendo fazer o espelho com o que de melhor nos aí aconteceu, marcando-nos para sempre nesse véu de benignidade de que a meninez também se veste).
      Convidados: Catarina Ribeiro e Hélio Ferreira
      Esta iniciativa não carece de inscrição.
  • Setembro e outubro

    • Workshop “Comunicar é cuidar”
      Destinatários: apenas para IPSS (Instituições particulares de solidariedade social).

      Esta formação pretende capacitar os participantes para uma comunicação mais eficaz no setor social, explorando técnicas de comunicação inclusiva e sensível às necessidades da população idosa. Pretende-se impulsionar novas perspetivas e narrativas sobre o terceiro setor, incentivando uma abordagem mais empática e compreensiva para com os idosos e as instituições que os acolhem.

      Inscrições apenas para IPSS’s.
  • 1 de outubro

    • Almoço Sénior
      11h00 - Missa
      12h00- Almoço
      14h00 - Animação Musical a cargo da Tuna da Universidade Sénior
      Local: Pavilhão Desportivo de Vagos

      Inscrições até 25 de setembro.
  • 4 de outubro

    Visita a Serralves - Porto:

    • Visita guiada ao Parque/Treetop Walk (manhã)
      A Fundação de Serralves promoveu em 2019 a construção do Treetop Walk no Parque, em colaboração com o Fundo Ambiental do Estado Português, presenteando os visitantes com um novo percurso: um passadiço elevado ao nível da copa das árvores, que permite uma experiência impactante de observação e estudo da biodiversidade. Através do percurso de 260 metros, este programa é um convite à vivência da biodiversidade do Parque através da exploração de metodologias experimentais e sensoriais, que procurarão estimular e potenciar a observação, perceção e interpretação das diferentes dimensões do Parque, consolidando o conhecimento e o sentir através da experiência e vivência do espaço.
    • Oficina “Linhas do Tempo” (tarde)
      A coleção de Serralves reúne obras de artistas de várias gerações, que vão desde os anos 60 até à atualidade, refletindo as abordagens pessoais dos seus autores a conceitos, contextos sociais e acontecimentos específicos do passado, presente e de um futuro profético. Esse contacto sensorial com as obras em exposição permite que memorias pessoais sejam ativadas. Nesta atividade, momentos da nossa vida e experiências individuais vão cruzar-se com aspetos formais e conceituais das obras apresentadas numa linha cronológica projetada para o espaço da sala e conectada em rede numa instalação coletiva e transversal ao tempo.

    Inscrições até 1 de outubro. Lugares limitados.

  • 16 de outubro

    • Workshop: "Cuidar da Demência: Capacitação para Cuidadores Formais e Informais", Associação Extragenária
      Local: Auditório da Biblioteca Municipal João Grave | 14h30-16h30
      Destinatários: Cuidadores formais (profissionais de saúde e assistência social) e informais (familiares e amigos) de pessoas com demência.

      Este workshop tem como principal objetivo capacitar os cuidadores formais e informais de pessoas com demência, oferecendo-lhes conhecimentos aprofundados sobre a complexidade da condição. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes poderão adquirir competências que lhes permitam enfrentar os desafios do cuidado diário com mais segurança e eficácia, promovendo, simultaneamente, o bem-estar das pessoas cuidadas e a saúde mental dos cuidadores.

      Inscrições até 11 de outubro. Lugares limitados.
  • 19 de outubro

    • Inauguração da Exposição itinerante “Memórias Gastronómicas”
      Local: Biblioteca Municipal João Grave|  15h00

      Exposição fotográfica que reúne as 12 visitas da Confraria As Sainhas às IPSS locais, junto dos utentes séniores, e capta as suas narrativas, memórias e tradições gastronómicas.
    • Lanche-Convívio na sede da Confraria As Sainhas
      Local: Sede da Confraria As Sainhas (Vagos) | 16h00

    Inscrições até 11 de outubro. Lugares limitados.

     

  • 7 de novembro

    • O luto em debate
      Apresentação do projeto Bem Saber para o Bem Fazer – programa comunitário  de formação e intervenção no luto;
      Painel “Da perda e da morte: histórias na primeira pessoa”;
      Apresentação do livro “Enquanto vamos sobrevivendo a esta doença fatal”, Nelson Nunes;
      Apresentação do projeto “Os Afonsinhos”, Os Docinhos da Lurdes.

      Moderação Cristina Felizardo, Investigadora principal no Projeto Formação em Luto, Universidade de Aveiro.

      Lanche convívio, com prova dos bolos “Os Afonsinhos”.

      Local: Auditório da Biblioteca Municipal João Grave (Vagos) | 14h30-17h30

      Inscrições até 4 de novembro. Lugares limitados.

     

  • 8 de novembro

    Visita a Serralves - Porto:

    • Visita guiada à Arquitetura (Casa + Nova Ala Álvaro Siza) (manhã)
      Visita guiada à Casa de Serralves, um exemplar único da arquitetura Art Déco que remonta aos anos 30 do século XX.. Visita guiada à nova Ala Álvaro Siza Vieira que abriu ao público no final de 2023. Reúne porventura a mais importante coleção de edifícios do arquiteto Álvaro Siza Vieira.                                   
    • Oficina “Linhas do Tempo” (tarde)
      A coleção de Serralves reúne obras de artistas de várias gerações, que vão desde os anos 60 até à atualidade, refletindo as abordagens pessoais dos seus autores a conceitos, contextos sociais e acontecimentos específicos do passado, presente e de um futuro profético. Esse contacto sensorial com as obras em exposição permite que memorias pessoais sejam ativadas. Nesta atividade, momentos da nossa vida e experiências individuais vão cruzar-se com aspetos formais e conceituais das obras apresentadas numa linha cronológica projetada para o espaço da sala e conectada em rede numa instalação coletiva e transversal ao tempo.

    Inscrições até 4 de novembro. Lugares limitados.

  • 28 novembro

    • Conferência Geriátrica
      Local: Centro de Educação e Recreio de Vagos | 9h30

      Programa a divulgar posteriormente
  • 6 de dezembro

    Visita a Serralves:

    • Visita à exposição patente (manhã)
      Além das exposições patentes, o visitante do Museu de Serralves descobre as particularidades dos espaços que compõem esta obra arquitetónica dotada da versatilidade e capacidade de transformação indispensáveis para dar resposta à diversidade e à imprevisibilidade da arte contemporânea aqui exposta.
    • Oficina “Linhas do Tempo” (tarde)
      A coleção de Serralves reúne obras de artistas de várias gerações, que vão desde os anos 60 até à atualidade, refletindo as abordagens pessoais dos seus autores a conceitos, contextos sociais e acontecimentos específicos do passado, presente e de um futuro profético. Esse contacto sensorial com as obras em exposição permite que memorias pessoais sejam ativadas. Nesta atividade, momentos da nossa vida e experiências individuais vão cruzar-se com aspetos formais e conceituais das obras apresentadas numa linha cronológica projetada para o espaço da sala e conectada em rede numa instalação coletiva e transversal ao tempo.

    Inscrições até 2 de dezembro. Lugares limitados.