Focos de Gripe Aviaria de Alta Patogenicidade em Portugal Continental
Desde o dia 1/12/2021 até à presente data registaram-se em Portugal Continental 5 focos de Gripe Aviaria de Alta Patogenicidade (GAAP) em Aves de Capoeira e Aves Selvagens. Estão neste momento em vigor 4 Editais da Gripe Aviária.
Pode também consultar o Aviso nº15 que identifica zonas de alto risco para a ocorrência da GAAP tendo por base a rota e locais de permanência das aves migratórias (onde frequentemente é detetada a circulação de vários vírus Influenza A).
No sub-região do Baixo Vouga encontram-se identificadas as seguintes freguesias:
CONCELHO
FREGUESIA
ALBERGARIA-A-VELHA
Angeja
AVEIRO
Aradas
Cacia
Esgueira
São Jacinto União das freguesias de Glória e Vera Cruz
ESTARREJA
Salreu
União das freguesias de Beduído e Veiros União das freguesias de Canelas e Fermelã
ÍLHAVO
Gafanha da Nazaré
Ílhavo (São Salvador)
MURTOSA
Bunheiro
Monte
Murtosa
Torreira
A divulgação de toda a informação e o reforço de cumprimento estrito das regras de confinamento das aves e de biossegurança e das boas práticas de produção avícola destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens é de grande importância, assim como a notificação imediata de qualquer suspeita, de forma a permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo da doença no terreno pela DGAV.
A DGAV apela à notificação de mortalidade de aves selvagens através da aplicação ANIMAS (https://animas.icnf.pt). Mais informação sobre esta doença pode ser encontrada no portal da DGAV em https://www.dgav.pt/animais/conteudo/animais-de-producao/aves-de-capoeira/saude-animal/doencas-das-aves/gripe-aviaria/