- Início
- COVID-19
COVID-19
Neste espaço encontra a informação atualizada sobre as medidas aplicadas pela Câmara Municipal de Ílhavo e outra informação importante, no âmbito das ações de mitigação do surto pandémico da COVID-19.
Portugal continental encontra-se, desde o dia 1 de dezembro, em Estado de Calamidade com novas medidas de contenção da pandemia de COVID-19.
A testagem regular, a recomendação do teletrabalho e o uso obrigatório de máscaras em espaços fechados são algumas das regras a adotar.
É exigido um teste negativo à COVID-19, mesmo para pessoas vacinadas, nos seguintes locais:
- restaurantes;
- estabelecimentos turísticos e alojamento local;
- eventos culturais ou desportivos;
- eventos de natureza familiar (incluindo casamentos e batizados);
- ginásios;
- visitas a lares;
- visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
- discotecas e bares.
Nas fronteiras, as regras são:
- teste negativo obrigatório para todos os voos que cheguem a Portugal;
- sanções para as companhias aéreas (20 mil euros por pessoa não testada que desembarque em Portugal);
- teste negativo obrigatório para quem entra em território continental por via terrestre, fluvial ou marítima.
O Município de Ílhavo tem registado, tal como no resto do país, um elevado número de novos casos diários COVID-19. De acordo com a atualização da Norma 15/2020 a 05 de janeiro de 2022 da Direção-Geral da Saúde, e por forma a conseguir orientar os contactos de todos os casos confirmados, o rastreio de contactos passou a ser realizado através de preenchimento de Formulário de Apoio ao Inquérito Epidemiológico, que é enviado aos casos confirmados horas após integração do resultado do teste (pode demorar 24-48 horas após realização do teste).
As pessoas que testam positivo não serão contactadas telefonicamente, por regra, para realização do rastreio de contactos.
Esse formulário é enviado normalmente por mensagem de telemóvel com o link https://servicos.min-saude.pt/covid19?ctx=4.
Para preenchimento do formulário o cidadão deve ter disponível o número de utente dos seus contactos. No formulário devem ser mencionadas todas as pessoas com quem esteve em contacto, mesmo que as mesmas já tenham testado positivo.
É fundamental opreenchimento desse formulário para orientação das equipas de saúde, emissão de testes aos contactos e de declarações de isolamento, sempre que aplicável.
Atualmente, têm indicação para isolamento profilático coabitantes de casos confirmados, exceto se apresentarem esquema vacinal primário completo com dose de reforço ou com história de infeção por SARS-CoV-2/COVID-19 nos 180 dias subsequentes ao fim do isolamento. Para além do isolamento há necessidade de realização de testes:
• Primeiro teste o mais precocemente possível e, idealmente, até ao 3.º dia após a data da última exposição ao caso confirmado;
• Segundo teste ao 7.º dia após a data da última exposição ao caso confirmado.
Todos os restantes contactos têm indicação para realização de teste laboratorial, idealmente até ao 3.º dia após a data da última exposição ao caso confirmado.
Entende-se como teste laboratorial molecular (TAAN ou “PCR”) ou teste rápido de antigénio de uso profissional (TRAg) para SARS-CoV-2 (realizado por profissional), sem indicação de isolamento profilático. Poderão fazer esse teste nas farmácias ou laboratórios convencionados (testes rápidos antigénio (TRAg) de uso profissional) abrangidos pelo regime excecional e temporário de comparticipação ou ligando para a linha de Saúde 24: 808 24 24 24.
Caso teste positivo (independentemente do teste realizado), deverá contactar sempre a linha de Saúde24 para orientação 808 24 24 24, sem necessidade de falar com um operador – foi implementado um atendedor automático que permite emissão de declaração para casos positivos (que vem substituir o Certificado de Incapacidade temporária ou “Baixa Médica por Doença”), emissão de testes para contactos e emissão de declarações de isolamento para contactos que tenham essa indicação.
Os testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional nas farmácias e laboratórios autorizados são 100% comparticipados, até ao máximo de quatro por mês.
No Município de Ílhavo realizam-se este tipo de testes, apenas com marcação prévia nos seguintes locais:
FARMÁCIAS:
- Farmácia Moderna – Ílhavo (Telf: 234 328 222)
- Farmácia Santos – Ílhavo (Telf: 234 322 930)
LABORATÓRIOS:
- Avelab – posto de Colheita Ílhavo ( Telf: 234 321 155 / 926 788 012)
- Avelab – posto de colheita Gafanha da Nazaré (Telf: 234 360 352/ 935 380 405)
- Joaquim Chaves Saúde - Ílhavo e Gafanha da Nazaré (Marcação online)
Para consulta de outros locais disponíveis:
Farmácias de oficina que realizam TRAg comparticipados - INFARMED, I.P.
Laboratórios que realizam TRAg comparticipados - INFARMED, I.P.
Informação: Canal oficial do Governo sobre a COVID-19
"ESTAMOS ON" e a Legislação compilada
Linha de Apoio "Estamos aqui" 234 329 649
Aconselhamento psicológico, apoio ao sénior, apoio na realização de compras, dias úteis entre as 9h00 e as 12h30 e as 13h30 e as 17h00.
Bolsa Municipal de Voluntariado Social COVID-19
A inscrição nesta bolsa poderá ser efetuada através do e-mail ddss@cm-ilhavo.pt ou da Linha de Apoio “Estamos Aqui” 234 329 640.
Linha de assistência farmacêutica 1400 (gratuita)
Após as 21h00, os munícipes que necessitem de recorrer a uma farmácia devem contactar para o número de assistência farmacêutica 1400 (gratuito). Este número reencaminhará para uma farmácia em específico (que se encontre aberta e possua os produtos/medicamentos em stock), evitando deslocações desnecessárias a uma farmácia durante a noite.
"Compre o que está mais à mão! Opte pelo Comércio no Nosso Município."
A campanha “Compre o que está mais à mão! Opte pelo Comércio no Nosso Município.” pretende incentivar, promover e dinamizar o consumo no Comércio Local, no Município de Ílhavo.
Para mais informações, clique aqui.
Campanha "A prevenção é fundamental"
Ação de sensibilização dirigida a pessoas migrantes e refugiadas, no âmbito da prevenção da transmissão do vírus SARS-CoV-2, em várias línguas:
PT; AR; EN; FR; HI; NE; RO; RU; ZH; BG; IR
Como lidar com o isolamento em contexto familiar
Transportes Públicos de Passageiros e Ílhavo IN
Informação aqui.
Emprego e Formação
O SAFE - Serviço de Apoio à Formação e Emprego do Município de Ílhavo promove diversas ações de formação presenciais e à distância que podem ser consultadas aqui.
Lay-off e Outras Medidas de Apoio
Atendimento - Serviços e espaços municipais
Consulte os horários e as informações dos diversos serviços e equipamentos municipais aqui.
Casa Aberta para a Vacinação
Centro de Saúde de Ílhavo - quartas, sábados e domingos – a partir das 8h
A Câmara Municipal apela aos cidadãos para que mantenham todos os cuidados, comportamentos cívicos e as regras necessárias que impeçam o surgimento de novos focos de contágio que possam colocar em causa todo o esforço social e económico que tem sido feito para controlar o surto da COVID-19.
- PONTOS DE SITUAÇÃO
- COMUNICADOS
- Câmara Municipal de Ílhavo apoia campanha de vacinação contra a gripe (15.11.2021)
- Serviços da Câmara Municipal retomam normalidade no atendimento a 6 de setembro (01.09.2021)
- Esclarecimento sobre processo de vacinação em Ílhavo (23.08.2021)
- Mais 58 mil euros em Apoio Extraordinário aos Lares, Santa Casa da Misericórdia e Bombeiros Voluntários de Ílhavo (01.07.2021)
- Piscina Municipal de Vale de Ílhavo manter-se-á encerrada neste verão (14.06.2021)
- Apoios sociais e fiscais a Famílias e Comércio Local prolongados até 31 de dezembro (20.05.2021)
- Aplicação da 4.ª fase do Plano de Desconfinamento, no Município de Ílhavo (03.05.2021)
- Aplicação no Município de Ílhavo do 2.º nível do Plano de Desconfinamento (07.04.2021)
- Câmara Municipal devolve, novamente, o valor da tarifa de resíduos sólidos urbanos aos comerciantes (22.03.2021)
- Câmara Municipal promove campanha “Por uma Páscoa mais Doce” para os idosos (18.03.2021)