MobeÁgueda
O que é o MobeÁgueda – Transporte a Pedido de Águeda?
O Transporte a Pedido de Águeda (MobeÁgueda), é um serviço promovido pelo Município de Águeda e cofinanciado pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Projeto Laboratório Vivo para a Descarbonização – Águeda Sm@rt City Lab. O objetivo deste transporte sustentável (100% elétrico, com zero emissões), é oferecer uma solução de mobilidade dentro da cidade, de forma a facilitar a deslocação entre as cotas baixa e alta da cidade, em duas rotas previamente definidas. Neste sentido pretende-se testar uma solução de mobilidade mais sustentável e que contribua para a descarbonização da cidade, sendo fundamental para o projeto que esta ação seja executada, testada, e avaliada pela comunidade, adaptando-a às efetivas necessidades das pessoas. Deste modo, a utilização deste transporte permitirá a redução do uso do automóvel individual e, consequentemente, a redução de emissões de CO2 e outros GEE (gases com efeito de estufa), do ruído e dos problemas de estacionamento.
Como funciona?
A viatura elétrica (carrinha de 9 lugares, incluindo o tripulante) irá fazer uma rota semanal e ao fim de semana (de segunda a sexta-feira e sábado de manhã). Trata-se de um transporte a pedido (braço no ar). Durante o horário de circulação, os interessados poderão solicitar, através de braço no ar, a paragem da viatura em qualquer dos pontos de passagem. Neste 2.º projeto-piloto também poderá solicitar a viatura, mediante pedido, através dos contactos infra.
Horários:
De segunda a sexta-feira: das 9h00 às 13h00 e das 15h às 17h30.
Sábado de manhã: das 9h00 até às 12h30 (a partir das 10h30 parte do Mercado Municipal/ Bombeiros Voluntários de Águeda apenas com passageiros).
Não circula aos domingos e feriados.
Para mais informações, pedidos e sugestões:
Município de Águeda: Divisão de Ambiente e Sustentabilidade (das 09h00 às 17h00 - dias úteis)
dv-as@cm-agueda.pt ou 234 180 197.
3.º Projeto-piloto do Município de Águeda
Luís Matos: 910 006 110 | 960 006 110
Percurso:
- Com início junto ao Mercado Municipal de Águeda e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Águeda. - Download
- Para as áreas limítrofes à cidade (Rota vermelha – Norte e Rota azul – Sul e Rota rosa - alternativa), apenas se realiza mediante pedido.
- Os percursos poderão sofrer pequenas alterações/desvios, conforme pedido e no decorrer do 3.º projeto-piloto.
Qual o valor?
O serviço é gratuito durante o teste piloto (até 31 de dezembro de 2022).
Admissibilidade:
Serviço público, no qual todos os utentes são admissíveis (exceto pessoas sob o efeito do álcool ou drogas, e que perturbem a ordem e a paz social), e/ou dispositivos eletrónicos que perturbem o motorista e passageiros.
Folheto informativo MobeÁgueda - Download
Reclamações:
Livro de reclamações disponível na Câmara Municipal de Águeda.
Nota:
• Cumpra as normas da DGS e siga as orientações do motorista.
• Trata-se de um projeto-piloto de mobilidade sustentável urbana, que poderá sofrer alterações / melhorias ao longo do tempo. Contamos com a sua colaboração e propostas!
De acordo com o Decreto-Lei (DL) 20/2020, "é obrigatório o uso de máscaras ou viseiras na utilização de transportes coletivos de passageiros".
O incumprimento desta obrigação “constitui contraordenação, punida com coima de valor mínimo correspondente a € 120 e valor máximo de € 350”.