Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Praça do Milenário, Av. Santa Joana
Local Original: Sim
Identificação
Designação: Estátua de Santa Joana
Data de colocação: 12 de Maio de 2002
Efeméride: Homenagem à padroeira de Aveiro, St.ª Joana
Promotor
Nome/Instituição: Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor: Helder Bandarra
Oficina: Araújo & Guedes – Fundições Vila Nova de Gaia
Materiais: Bronze e calcário
Descrição
Estátua de bronze posicionada de frente para a Sé Catedral de Aveiro. Tem quatro metros de altura e quatro toneladas de peso. Assenta num pedestal de pedra calcária, com o frontispício de forma semicircular onde surge representado o brasão de Santa Joana e a seguinte inscrição em capitais:
“Princesa Santa Joana/ Padroeira de Aveiro/ 1452 – 1490”.
Na parte posterior do pedestal, de secção rectangular, pode ler-se, também, a seguinte inscrição:
“Homenagem de Aveiro/ 12–05–2002”.
Historial
A Princesa Santa Joana nasceu em 1452, filha de D. Afonso V e de sua mulher D. Isabel. Aos três anos de idade ficou órfã de mãe, juntamente com seu irmão recém-nascido, D. João, que viria, mais tarde, a ser cognominado de Príncipe Perfeito. Crescendo num ambiente familiar de instabilidade, de onde surgiram alguns desacertos com seu pai, cedo manifestou o gosto pela vida religiosa. Procurou então refúgio na vida conventual, apesar dos protestos familiares.
Foi Regente do reino na ausência de seu pai, quando este e o seu irmão partiram para o norte de África, em 1471. Em Setembro, do mesmo ano, quando regressaram, D. Afonso V, o Africano, anuiu ao desejo de D. Joana ingressar num convento. Depois da passagem por algumas instituições religiosas, nomeadamente pelos convento de Odivelas e de Santa Clara, em Coimbra, acabou por se decidir pelo Mosteiro de Jesus, na vila de Aveiro. Entrou no referido convento a Julho de 1472, onde veio a professar em 1475.
Após a morte de seu pai e o nascimento de D. Jorge, fruto de uma relação adulterina de D. João, em 1481, o novo Monarca pediu licença à Santa Sé para que o bastardo fosse confiado a D. Joana, no Mosteiro de Jesus. Quatro anos mais tarde, em 1485, recebeu de seu irmão o “senhorio de Aveiro” com “todas as rendas e direitos reais”, os quais revertiam para seu uso próprio ou do convento. A sua presença ia marcando profundamente a história do próprio Mosteiro e, consequentemente, da então vila de Aveiro.
Faleceu aos trinta e oito anos de idade, no dia 12 de Maio de 1490, data, que séculos mais tarde, se tornou feriado municipal na cidade. Considerada pelo povo como sua grande protectora, a 4 de Abril de 1693, o culto à Princesa Santa Joana foi confirmado pelo papa Inocêncio XII (beatificação) e, em 1965, foi considerada, oficialmente, padroeira da cidade e Diocese de Aveiro.
Em 1987, a Diocese de Aveiro e a Irmandade de Santa Joana, juntamente com a Câmara Municipal, acordaram erigir uma estátua da Princesa na praça frente ao Mosteiro de Jesus, actual Museu, por ser aqui que a Infanta se recolheu, viveu, faleceu e onde repousam os seus restos mortais.
Em 2001, devido à realização de obras para a construção de uma passagem subterrânea na artéria onde se encontrava, esta estátua foi transferida para a freguesia de Santa Joana, onde permanece junto à Igreja Matriz. A 12 de Maio do ano seguinte, foi, então, inaugurada uma nova estátua da autoria de Helder Bandarra. Na cerimónia compareceram o Sr. Presidente da Câmara Municipal e restante Executivo; o Bispo de Aveiro; os Duques de Bragança, entre outras individualidades políticas e religiosas. As aias e cavaleiros da Irmandade de Santa Joana também marcaram a sua presença, assim como, a Fanfarra de São Bernardo que animou o evento.
Helder Bandarra
Nasceu em Aveiro, em 1940. Frequentou as aulas nocturnas da Sociedade Nacional das Belas Artes, em Lisboa, sendo discípulo do pintor Gil Teixeira e do escultor Helder Baptista. Em 1963, começou a trabalhar em Lisboa nas Artes Gráficas passando mais tarde a exercer essa mesma função no Porto. Colaborou no Círculo Experimental de Teatro de Aveiro e foi membro fundador do movimento artístico Aveiro/Arte. Conta com mais de vinte anos de exposições individuais e colectivas em Portugal, muitas das quais sendo premiado. Encontra-se representado nos Museus de Aveiro, Ílhavo e Ovar, assim como em diversas colecções nacionais e estrangeiras.
Bibliografia
Revista Municipal n.º 3, Janeiro de 2003, p.40.
Estátua de Santa Joana, Boletim Municipal de Aveiro, n.º13/14, Dezembro de 1999, p.51
Cerimónia Oficial do 12 de Maio de 2002 – Nova estátua de Santa Joana
Câmara Municipal de Aveiro (1983). 100 Anos de artes Plásticas, 1882 - 1982. Aveiro: CMA, p.67.
Fino, A. (s.d.). Helder Bandarra – Pintura [brochura crítica sobre as pinturas do autor]
Gaspar, J. G. (1997). Santa Joana de Aveiro. Aveiro: Diocese de Aveiro/Livraria de Santa Joana.
Universidade de Aveiro. A princesa D. Joana. URL
http://aveirana.doc.ua.pt/princesadjoana.htm
[conferido a 29/09/04].
Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Praça do Milenário, Av. Santa Joana