Localização
Freguesia: Vera Cruz
Rua/Lugar: Rossio
Local Original: Sim
Identificação
Designação: João Afonso de Aveiro
Data de colocação: 5 de Julho de 1959 – Festas do Milenário de Aveiro
Efeméride: Homenagem ao navegador
Promotor
Nome/Instituição: Ministério das Obras Públicas
Caracterização
Autor: Euclides Vaz
Oficina: Fundição Sá Lemos, Devesas – Vila Nova de Gaia
Materiais: Calcário (pedestal); bronze (estátua e inscrição)
Descrição
Sobre um pedestal de secção quadrangular revestido a calcário surge a figura, de corpo inteiro, em bronze, do navegador aveirense. Da sua mão esquerda pende um astrolábio.
Historial
O monumento dedicado a João Afonso de Aveiro foi oferecido pelo Ministério das Obras Públicas, organismo que deliberou, inclusive, sobre o local da sua implantação. A escolha recairia no Rossio, um dos principais pontos de sociabilidade locais, justificando-se como um contributo para o projetado arranjo paisagístico desse espaço. A sua inauguração, efetuada pelo então Presidente da República, o Almirante Américo Tomás, decorreria no âmbito das Festas do Milenário de Aveiro, em 1959.
Foi motivo de tão grandes celebrações a passagem de um milénio sobre a primeira referência documental escrita conhecida acerca de Aveiro - referente à doação de terras e salinas pela Condessa Mumadona Dias (959) - e do bicentenário da sua elevação a cidade, por D. José (1759). Os festejos assumiram uma grandiosidade tal incluindo, para além de desfiles etnográficos, saraus culturais e de mostras da atividade comercial e industrial de Aveiro, a inauguração do edifício da lota de peixe, bem como da estátua de homenagem ao navegador local.
João Afonso de Aveiro – considerado um dos vultos da empresa das descobertas portuguesas, participou na expedição à costa da Mina (1481) e na descoberta do Rio Zaire e Reino do Congo com Diogo Cão. A ele se associa, ainda, a descoberta do Benim (1486), durante algum tempo conhecido por Terras de João Afonso ou de Terras de Afonso de Aveiro, onde estabeleceu uma feitoria, bem como a vinda da primeira pimenta para Lisboa. Faleceu por paragens que ajudou a conhecer.
Euclides Vaz (escultor) – Natural de Ílhavo. Foi professor titular de escultura da ESBAL, desde 1985. Ensinou também medalhística, tendo falecido a 10 de fevereiro com 75 anos, em Lisboa.
Bibliografia
Correio do Vouga, junho-julho de 1959.
O Litoral, maio-julho de 1959.
CHRISTO, A. (1951), João Afonso de Aveiro. Introdução a um estudo sobre o famoso navegador Aveirense, Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XVII, pp. 3-22.
GASPAR, J. (1983), Aveiro, notas históricas, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, pp. 51-54.
GASPAR, J. (1997), Aveiro na História, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, pp. 61-63.
GASPAR, J.; CHRISTO, A. (1986), Calendário Histórico de Aveiro, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro.
NEVES, F. (1957), Naturalidade e família de João Afonso de Aveiro, Navegador e poeta do século XV, Arquivo do Distrito de Aveiro, vol. XXIII, pp. 65-84.
RANGEL DE QUADROS (2000), Aveirenses notáveis. Apontamentos históricos, Aveiro, Câmara Municipal de Aveiro, p. 85-87.
Freguesia: Vera Cruz
Rua/Lugar: Rossio