Localização
Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Cemitério Central de Aveiro (centro do Cemitério)
Local Original: Sim
Identificação
Designação: Monumento aos Mártires da Liberdade/Monumento aos Justiçados
Data de colocação: 20 de Fevereiro de 1866
Efeméride: Homenagem aos Mártires da Revolução de 1828
Promotor
Nome/Instituição: Câmara Municipal de Aveiro
Caracterização
Autor: -
Oficina: -
Materiais: mármore
Descrição
Monumento de mármore que ocupa lugar central no Cemitério Central de Aveiro, composto por três colunas adossadas que suportam uma urna coberta por um véu. Cada uma destas colunas assenta num pequeno pedestal, de secção rectangular, com as seguintes inscrições:
- Municipalidade de Aveiro
- Os ossos aqui têm a alma no empyreo seis ilustres varoens por quem fremente a liberdade chora atroz delírio nelles puniu o esforça independente e Heroes os fez co as palmas do martyrio fique a sua lembrança eternamente nos nossos coraçoens na patria historia paz aos seus restos, aos seus nomes glória!
- 7 de Maio de 1829
Francisco Manoel Gravito de Veiga e Lima.
Manoel Luiz Nogueira.
Clemente de Mello.
Soares de Freitas.
Francisco Silvéiro da Carvalho de Magalhães Sobral.
9 do Outubro de 1829
Clemente Moraes Sarmento.
João Henriques Ferreira.
Todo o conjunto assenta numa base, de forma hexagonal, em granito, com dois degraus.
Historial
Em Abril de 1826, época das lutas liberais contra o Absolutismo, a Carta Constitucional que D. Pedro aprovara deixa de vigorar, o que não impediu os defensores do Liberalismo de continuarem a lutar pelos seus ideais. Consequentemente, por volta de 1828, verificaram-se vários levantamentos populares e militares nas cidades do Porto, Aveiro, Coimbra, Algarve e Terceira (Açores). Contudo, o desfecho destas revoltas não acabou em bem, especialmente em Aveiro, onde vários liberais foram perseguidos, presos, vindo a ser enforcados e decapitados, no Porto.
As cabeças destes Mártires da Liberdade vieram de seguida para Aveiro, onde os absolutistas as espetaram no alto de postes colocados, estrategicamente, durante dias em vários pontos da cidade.
A 20 de Fevereiro de 1866, as cabeças dos “mártires da liberdade” foram religiosamente recolhidas, sendo transladadas para um monumento mandado erigir no Cemitério Central da cidade. Aquando da transladação dos restos mortais houve missa na capela privativa, celebrada pelo vigário – geral da Diocese, Dr. José António Pereira Bilhano.
Bibliografia
Carvalho, M. J. G. José Estevão Coelho de Magalhães.
URL: http://www.prof2000.pt/users/secje/HIST2.HTM. [conferido a 8-11-2004].
Christo, A.; Gaspar, J. G. (1987). Calendário Histórico. Aveiro. CMA.
Freguesia: Glória
Rua/Lugar: Cemitério Central de Aveiro (centro do Cemitério)