- Início
- Municípios
- Ílhavo
Ílhavo
área de conteúdos (não partilhada)Património
Com uma longa tradição em trabalhos em barro e cerâmica, o concelho acolhe, desde 1824, a Fábrica da Vista Alegre, mundialmente conhecida pelas suas magníficas porcelanas.
As suas instalações incluem um museu com os melhores exemplares da marca e a capela de N.ª Sr.ª da Penha de França, monumento classificado como património nacional.
Natureza
Ílhavo situa-se numa vasta planície de canais, imediatamente a Sul da barra, que liga a Ria ao Mar.
Este Concelho tem "O Mar por Tradição", em homenagem à principal forma de vida da sua população, muito partilhada entre a terra e o mar, onde o sal e a pesca assumiram desde cedo um papel preponderante.
As belíssimas praias da Barra, com o farol mais alto da Península Ibérica e da Costa Nova com os tradicionais palheiros coloridos, dão alma e vida a este Concelho, constituindo o seu produto turístico de maior expressão e atraindo anualmente, milhares de veraneantes.
Gastronomia
A gastronomia está, inevitavelmente, ligada ao mar. Há inúmeros pratos de bacalhau, que cultivam a tradição de pesca nos mares longínquos, tradições essas agora promovidas e preservadas pela Confraria Gastronómica do Bacalhau.
Nas especialidades culinárias locais merecem ainda destaque a caldeirada de enguias, as padas e o folar do Vale de Ílhavo igualmente famosos e apreciados.
Artesanato
O artesanato do concelho assumiu as artes de navegar como matriz essencial das suas referências, hoje consagradas no Museu Marítimo de Ílhavo, uma obra arquitetónica reconhecida e largamente premiada que foi e é testemunho da forte ligação dos ílhavos ao Mar e à Ria.
A "faina maior" (a pesca do bacalhau à linha com dóris de um só homem) nos mares do Norte e as fainas agro-marítimas da Ria são as referências identitárias do Museu, onde destacam também a coleção de instrumentos náuticos e miniaturas de embarcações de outros tempos.
Dados estatísticos
Área: 73.5 Km2
Freguesias: 4
Densidade populacional: 523,6 Hab/Km2
(Fontes: Carta Administrativa Oficial de Portugal 2013 e Censos 2011, Ano de refª 2012 - INE)