- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
Oliveira do Bairro
área de conteúdos (não partilhada)Património
O concelho de Oliveira do Bairro tem um vasto património edificado, com destaque para o religioso.
Todas a freguesias possuem Igrejas com grande importância, sendo de destacar a Igreja de Oiã, que exibe um magnífico retábulo em talha dourada. Na sede de concelho, destaca-se o edifício da Biblioteca Municipal, que pertenceu aos Duques de Lafões, e dois monumentos situados na Praça do Município, o “Grupo Escultórico” e o “Monumento à Epopeia Marítima das Descobertas e ao Universalismo Português”, ambos concebidos pelo Mestre Escultor Lagoa Henriques.
Pode ainda visitar dois museus, o Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, que tem o objetivo de preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina. E o Museu Diocesano de S. Pedro da Palhaça, na Palhaça, que é um repositório de arte sacra, paramentaria e etnografia do concelho, bem como, um magnífico espólio documental de personalidades regionais.
Natureza
O convívio com a Natureza também tem um importante papel no concelho de Oliveira do Bairro, que possui uma natureza ímpar com as suas cegonhas-brancas na zona do Vale do Cértima. Para além destas, existem ainda muitas outras espécies de aves, criando assim uma fauna muito variada.
A nível da flora, as marinhas de arroz, verdadeiros mantos verdejantes que ondulam ao sabor do vento, vinhas a perder de vista, matas e eucaliptais são outros atrativos naturais. Ao longo de toda a sua área, o concelho é cruzado por rios e ribeiros, formando assim inúmeros espaços verdes que possibilitaram a criação de parques de lazer. Como esta é uma zona de agricultores, existem espalhados pelo concelho vários moinhos de água que serviam para moer vários tipos de cereais, além dos lagares de azeite.
Gastronomia
Os "ex-libris" da região são, sem dúvida, duas especialidades ligadas à gastronomia: o leitão da Bairrada, tradicionalmente cozinhado em forno de lenha e o conhecido vinho da Bairrada, a que se juntam alguns bons espumantes locais.
Outros pratos típicos são a chanfana, a vitela e os rojões.
Artesanato
Este concelho orgulha-se do seu artesanato, com uma grande variedade de produtos quase sempre ligados às atividades rurais, como é o caso da cestaria, latoaria, cerâmica e tapeçaria.
Dados estatísticos
Área: 87.3 Km2
Freguesias: 4
Densidade populacional: 267,5 Hab/Km2
(Fontes: Carta Administrativa Oficial de Portugal 2013 e Censos 2011, Ano de refª 2012 - INE)