área de breadcrumb (partilhada)
Estratégia de Desenvolvimento Territorial 2014-2020
área de conteúdos (não partilhada)área de menu central (partilhada)
Enquadramento
A Estratégia de Desenvolvimento Territorial 2014-2020 para a Região de Aveiro resulta de um trabalho apurado de diagnóstico socioeconómico e da interação entre os diferentes stakeholders. Este processo tornou possível a apresentação de uma visão alargada, pública e privada, plural e consensualizada do enquadramento do bem comum regional.
Fruto da renovada cooperação CIRA-UA, reflete o caminho experienciado na elaboração e implementação da estratégia integrada pós 2008, com o cruzamento de saberes, a capacitação institucional e o ambiente positivo, que dotaram a Comunidade Intermunicipal e os seus 11 Municípios de projetos valorizadores do capital humano, social e natural da hoje designada Região de Aveiro.
Os investimentos agora propostos estão alinhados com as diretrizes comunitárias, nacionais e regionais, sendo considerados prioritários em instrumentos anteriores, municipais e intermunicipais, e despertam o sentido de apropriação por parte dos múltiplos parceiros, individuais e coletivos, envolvidos neste trabalho conjunto.
As metas e as ações inscritas no plano de ação para o desenvolvimento da estratégia territorial têm como referência o conceito de «especialização inteligente», com a definição de quatro grandes áreas de diferenciação regional, e visam dar resposta a cinco desafios estratégicos.
Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial da Região de Aveiro
Elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Territorial 2014-2020