- Início
- Municípios
- Águeda
- Festa do Leitão dá “salto qualitativo” e exibe o melhor “leitão do mundo”
Festa do Leitão dá “salto qualitativo” e exibe o melhor “leitão do mundo”
área de conteúdos (não partilhada)Festa do Leitão apresenta-se até domingo com muita música, atividades desportivas, artesanato e, claro, o melhor da nossa gastronomia
A Festa do Leitão, que arrancou ontem no Largo 1.º de Maio e se prolonga até ao próximo domingo, dá, este ano, na sua 28.ª edição, “um salto qualitativo, invertendo um ciclo descendente que se verificava nos últimos anos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, na sessão de abertura do evento.
Na cerimónia, no Salão Nobre, salientou a importância deste evento, que promove “este símbolo da nossa Bairrada, uma das maravilhas da gastronomia portuguesa” e Águeda orgulha-se “de ter os melhores produtores desta iguaria”. O Município assume a parceria com a ACOAG – Associação Comercial de Águeda na organização desta festa que marca um ponto de viragem na sua realização.
“A Festa do Leitão foi, até determinada altura, o momento-alto do calendário de eventos de Águeda; surgiram outros que nos fizeram atingir outros patamares e que nos carregam agora de responsabilidade”, continuou Jorge Almeida, sublinhando que a qualidade exigida é cada vez maior. “Não podemos aligeirar nem baixar a fasquia”, disse.
O Presidente da Câmara salientou que, ao mesmo tempo que “fazemos festas como ninguém e colocámos Águeda no mapa-mundo”, nunca “se fez tanta obra, nunca tivemos aspirações tão altas e estamos a trabalhar para realizar o que sonhámos há muitos anos”. Para além disso, “temos um setor empresarial vibrante e em franco desenvolvimento e chegamos ao fim do ano com contas certas e execuções positivas”. Realizações que, defende, “dão um sentimento de confiança, de alegria e orgulho” a todos os aguedenses.
“O Município de Águeda foi provavelmente um dos primeiros a apostar no marketing territorial”, disse Carlos Miguel, secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, que apontou Águeda como um exemplo nacional do que se deve fazer para promover o que de melhor têm os territórios, as suas características diferenciadoras, arrojando e inovando. Uma aposta estratégica do Município que se tem mostrado vencedora, atraindo visitantes e turistas.
O governante salientou que a Festa do Leitão alinha-se nesta estratégica de “promover um produto de referência nacional”.
O Presidente da Câmara de Águeda aproveitou a presença do secretário de Estado para agradecer “o acompanhamento permanente” e a colaboração entre o Município e o Governo para os vários projetos que estão em curso, em particular a ligação Águeda/Aveiro. “Sei o trabalho que todas as entidades – Câmaras de Águeda e Aveiro, Infraestruturas de Portugal, CCDRC, PRR – e todos os técnicos têm feito para que esta estrada seja uma realidade. Tenho total confiança de que assim vai ser”, disse, sublinhando que o processo está em andamento.
Ricardo Coelho, Presidente da ACOAG, agradeceu a parceria do Município na organização deste evento, que “nunca foi tão fácil de organizar como este ano” e que permite experienciar “três prazeres: degustar este maravilhoso leitão; contribuir para quatro instituições locais (GICA, Bela Vista, Orquestra Filarmónica 12 de Abril e Património dos Pobres), que vão ficar com os lucros da festa gastronómica; e vamos ter pela primeira vez a Rota da Bairrada, com 38 produtores em que podemos provar os melhores espumantes da Bairrada”.
Para Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, com a realização deste evento, Águeda “demonstra, mais uma vez, o quanto sabe receber e o quanto valorizamos as nossas características diferenciadoras”.
De referir que a Festa do Leitão, para além do recinto gastronómico, no pavilhão do GICA, com uma lotação de 600 lugares sentados, conta ainda com uma área de artesanato e dois palcos para espetáculos, um com bilhética e área com uma lotação de 8 mil pessoas, com um programa que inclui grandes nomes do panorama musical nacional; e um outro, de acesso gratuito, onde vão ser apresentados vários momentos culturais e desportivos.
Pelo palco 1 (com bilheteira) passarão, amanhã, a partir das 20h15, Richie & Mendes, seguindo-se Leo2745, Bárbara Tinoco e Zanova e, no domingo, os Entre Aspas, Excesso e Piruka. No palco 2 (de acesso gratuito), amanhã, uma tarde cultural a partir das 15h30, com Resenha do Samba, Sunset, dança e os Fearless Monkeys; e no domingo, uma manhã desportiva (a partir das 9 horas, com Jiu Jitsu, samba e pilates) e um Festival de Folclore durante a tarde.
Centro de Saúde inaugurado em setembro
Durante a sessão de abertura da Festa do Leitão, Jorge Almeida anunciou que, a 26 de setembro próximo, vão ser inauguradas as obras de requalificação e ampliação do Centro de Saúde de Águeda, numa cerimónia que irá contar com a presença do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Para além da inauguração das obras “notáveis de readequação” do Centro de Saúde, o Edil avançou que, em outubro, haverá um outro momento-alto com a inauguração do novo serviço de urgências do Hospital de Águeda, em outubro, momento que “terá igualmente a presença de membros do Governo”.