- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara de Águeda recebe alunos de Erasmus da Escola Secundária Adolfo Portela
Câmara de Águeda recebe alunos de Erasmus da Escola Secundária Adolfo Portela
área de conteúdos (não partilhada)Estudantes e professores de vários países estão esta semana em Águeda para participarem num vasto programa de atividades lúdico-pedagógicas
A Câmara Municipal de Águeda recebeu, hoje, uma comitiva de alunos de Erasmus e professores que estão esta semana na Escola Secundária Adolfo Portela (ESAP) para participar num projeto de intercâmbio.
Nesta sessão simbólica, que decorreu no Salão Nobre, Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal, Edson Santos, Vice-Presidente, e Marlene Gaio, Vereadora da Educação, deram as boas-vindas aos cerca de 70 alunos, acompanhados pelos respetivos professores, oriundos da Croácia, Grécia, Itália, Letónia e Lituânia, e da ESAP, que vão estar a desenvolver atividades de trabalho colaborativo em Águeda.
“Somos uma cidade colorida e a cor é sinónimo de alegria e felicidade; em Águeda gostamos de viver desta forma”, começou por declarar Jorge Almeida, salientando que esta cor e determinação projetam Águeda no mundo. Os vários prémios internacionais, como o mais recente dos LivCom Awards, que elege Águeda como a melhor cidade do mundo para viver (para Municípios entre 20 e 75 mil habitantes) são exemplo dessa referência mundial atribuída a Águeda.
A par desta visibilidade e reconhecimento internacionais, o Presidente da Câmara de Águeda salientou a importância do tecido empresarial do concelho, enquanto oportunidade para os jovens no mercado de trabalho.
“Pensa global, aprende a ser um empreendedor na Europa” é o tema de uma semana de intercâmbio escolar – entre 18 e 22 de setembro – que inclui um programa cultural, desportivo e social. Com o “slogan” de ação “Respeitamos a diferença”, os alunos vão também conhecer alguns projetos exemplos de inclusão social.
No âmbito Erasmus (este ano focado no empreendedorismo), o objetivo é que os alunos, durante os intercâmbios, construam modelos de negócios, sendo que em Portugal o foco será a inclusão, nomeadamente de pessoas com incapacidades, imigrantes e refugiados.
O produto final do projeto, que se prevê estar pronto em agosto de 2025, consiste num livro, que irá incluir um texto sobre o Município, as suas características diferenciadoras e inovadoras, bem como a descrição dos modelos de negócios que os alunos vão construir nos vários países parceiros.
A par deste livro, está prevista a realização de uma conferência, em estilo TEDx, em que os alunos apresentarão os seus modelos de negócio à comunidade escolar e local.