- Início
- Municípios
- Águeda
- Águeda abre-se a projeto europeu de Desenvolvimento Tecnológico
Águeda abre-se a projeto europeu de Desenvolvimento Tecnológico
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda está a abrir-se a um projeto europeu de desenvolvimento tecnológico. O objetivo passa por abrir uma parte dos dados produzidos pelos seus serviços para que possam ser usados em aplicações informáticas que vão ser desenvolvidas na plataforma europeia Fiware. A cidade de Águeda, em Portugal, junta-se à cidade de Lisboa. Brevemente, também a cidade do Porto vai juntar-se a este projeto.
A Comissão Europeia (CE), ao abrigo deste projeto, está a lançar desafios a pequenas empresas e start-ups do continente, para que possam criar aplicações que ajudem a resolver problemas urbanos. Nesse sentido, a CE tem um total de 80 milhões de euros para ajudar a transformar as melhores ideias em negócios exportáveis para todo o planeta.
A caça aos talentos será coordenada pelo Instituto Pedro Nunes, que será responsável pela seleção de ideias das empresas que vão concorrer a este projeto.
No caso de Águeda, a Câmara Municipal disponibiliza-se para dar apoio a todas as pequenas empresas interessadas neste projeto, desde que apresentem ideias que possam ajudar a resolver problemas urbanos, que é, claramente, um dos grandes objetivos deste projeto.
Os escolhidos receberão dez mil euros numa primeira fase e até cem mil euros para o desenvolvimento da aplicação ou serviço até à sua comercialização, que acaba por ser também um dos grandes objetivos de quem vai estar a gerir este projeto.
A Soul-fI, uma entidade coordenada pelo Instituto Pedro Nunes, tem cinco milhões para distribuir por 150 projectos na área das Smart Cities (onde Águeda se insere), e que inclui uma panóplia de temas, como a gestão de energia e de resíduos, da água, das redes de transportes e do estacionamento, e de serviços na área da segurança, ou do turismo, ou ainda da governação municipal.
“Mais uma vez, damos um passo no empreendedorismo, estando ao lado de grandes projetos que podem ver nascer novas ideias”, disse Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que “a autarquia estará ao lado das pequenas empresas, dando todo o apoio que seja preciso para que tenhamos boas candidaturas no âmbito deste projeto”.