- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara Municipal faz receção ao pessoal docente e não docente
Câmara Municipal faz receção ao pessoal docente e não docente
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda retomou este ano letivo a receção ao pessoal docente e não docente. As duas iniciativas foram feitas separamente, nos dias 9 e 10, e registaram grande afluência.
No dia 9, no salão nobre da autarquia, foi feita a receção ao pessoal não docente, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, da vereadora da Educação, Elsa Corga, e dos diretores dos agrupamentos de escolas de Águeda Sul, Águeda, Valongo do do Vouga e ainda do diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), Gonçalo Paiva Dias.
Na oportunidade, Elsa Corga apresentou o plano de atividades para o ano letivo e, de seguida, o diretor da ESTGA deu a conhecer o projeto para a realização do programa educativo do município de Águeda, cuja primeira fase estará concluída até ao final deste ano.
O presidente da autarquia, Gil Nadais, por seu lado, questionou os presentes sobre a alteração da entidade patronal (os funcionários deixaram de pertencer aos quadros do Governo passando para a autarquia) e referiu que “fico satisfeito por não haver reclamações, porque nunca quisemos prejudicar ninguém, uma vez que a nossa intenção foi sempre responder mais rápido e com mais qualidade às pessoas”.
Gil Nadais revelou ainda que “caso não hajam contratempos de última hora, no próximo ano letivo, teremos todos os centros escolares a funcionar e estamos certos que existirá no concelho uma educação de grande qualidade, com condições ímpares para professores, pessoal não docente e, acima de tudo, para os alunos”.
A terminar, o líder do município deixou um repto ao pessoal não docente: “Contamos com o vosso trabalho porque queremos fazer de Águeda um exemplo na educação”.
No dia 10, no cine-teatro S. Pedro, foi a vez da receção ao pessoal docente, que também ficou a conhecer o plano de atividades da autarquia e a ideia do novo projeto educativo.
Numa sala mais ou menos composta (muitos professores já estavam na preparação das apresentações aos alunos e do início de aulas), notou-se o entusiasmo dos professores com o novo projeto. Na retina de todos, ficou uma frase da vereadora da Educação, Elsa Corga: “Nesta fase em que negociamos novas competências na área da educação com o Ministério, é certo que uma das premissas que impusemos em cima da mesa foi a manutenção do pessoal docente sob a liderança do Governo”, disse.
CONSELHO MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
No final desse dia, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, deu posse aos membros do Conselho Municipal da Educação que têm um mandato para este ano letivo.
Os elementos que tomaram posse foram:
Presidente da Câmara Municipal de Águeda (Gil Nadais)
Presidente da Assembleia Municipal (Francisco Vitorino)
Vereadora da Educação (Elsa Corga)
Presidente de Junta eleito pela Assembleia Municipal (Paulo Seara)
Delegado Regional da Direção Regional da Educação (Cristina Oliveira)
Representante das instituições de ensino público (Dina Seabra)
Representante do pessoal docente do ensino secundário público (Maria Soledade Matos)
Representante do pessoal docente do ensino básico público (Paulo Pimentel)
Representante dos estabelecimentos de ensino privado (António Pinho)
Representantes das associações de pais e encarregados de educação (Cristina Cruz e Vitor Cardoso)
Representante das associações de estudantes (Luís Soares)
Representante das das IPPS's (Luísa Coelho)
Representante dos Serviços de Saúde (Teresa Neves)
Representante dos serviços de segurança social (Cristina Claro)
Representante dos serviços de emprego e formação profissional (José Gomes)
Representante das forças de segurança (Tenente Vasco Almeida)
No final, Elsa Corga referiu que “este órgão presta um auxílio muito importante à autarquia, porque ajuda-nos a identificar os problemas existentes, pelo que, no futuro, esperamos continuar a contar com todo este apoio”