- Início
- Municípios
- Águeda
- Câmara Municipal faz receção aos caloiros da ESTGA
Câmara Municipal faz receção aos caloiros da ESTGA
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Águeda promoveu, na terça-feira, dia 16 de setembro, a receção aos caloiros que vão frequentar a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda. Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais, anunciou que a autarquia vai negociar com a Universidade de Aveiro a cedência dos edifícios onde vão ser construídas as residências para estudantes.
A receção aos caloiros realizou-se no salão nobre dos Paços do Concelho, numa cerimónia presidida por Gil Nadais, que fez-se acompanhar de Elsa Corga (vereadora da Educação) e Romeu Magalhães, presidente da direção do Núcleo Associativo de Estudantes (NAE).
Gil Nadais deu as boas vindas aos estudantes, questionando os cursos de cada um. “Vão começar uma nova etapa das vossas vidas, numa terra que tem uma autarquia que é um exemplo de modernização administrativa”, referiu, pedindo, de seguida, que “sempre que tiverem sugestões para nos darem sobre a nossa atuação e no que podemos melhorar, estão perfeitamente autorizados a utilizarem o meu email para o fazerem”.
De seguida, o presidente anunciou que “ainda esta manhã tomámos a decisão, em reunião de Executivo, a negociar com a Universidade de Aveiro (UA) a cedência dos edifícios degradados junto à escola, com o objetivo de avançarmos para as obras e fazer a remodelação que é mais do que necessária e urgente para os alunos que frequentam a ESTGA”.
A negociação vai partir da autarquia, cabendo à UA a cedência para que possam ser efetuadas obras. Depois de concluídas e disponibilizadas aos estudantes, a autarquia fica a cobrar rendas até lhe ser “devolvido” o dinheiro investido e, quando essa verba estiver paga, a Câmara Municipal de Águeda volta a ceder o usufruto à UA. “Penso que é uma boa negociação para todos, de forma a que consigamos resolver este problema de anos”, concluiu Gil Nadais.
Elsa Corga também se mostrou disposta a continuar o trabalho de parceria com o NAE, conforme o que tem vindo a ser feito nos últimos anos.
O presidente do NAE não escondeu a sua satisfação pelo que tinha acabado de ouvir. “Esta questão das residência é uma urgência para todos e, por isso, só tenho de agradecer à Câmara Municipal por estar a dar este passo”, disse.
Os caloiros receberam lembranças da cidade e, depois da receção, continuaram com as praxes que servem, acima de tudo, para conhecerem melhor a cidade e também se integrarem na sociedade aguedense.