- Início
- Municípios
- Águeda
- Sessões de Educação e Sensibilização para a sustentabilidade nas Escolas de Águeda
Sessões de Educação e Sensibilização para a sustentabilidade nas Escolas de Águeda
área de conteúdos (não partilhada)Decorreram nos dias 23, 24 e 25 de setembro, em diversas Escolas do Município de Águeda, as sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade.
A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI) e que se encontra a ser promovido pelo Município de Águeda, em parceria com os demais municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA).
Com o cofinanciamento do Programa Mais Centro decorre, neste âmbito, um alargado programa de intervenções nos 11 municípios que integram a CIRA e das quais se destacam, ainda, um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental e para a sustentabilidade que englobam temáticas como a Eficiência Energética e Hídrica, Resíduos e Alterações Climáticas, que estão a ser implementadas em 55 escolas pertencentes aos 11 municípios integrados nesta iniciativa – Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.
A ativação do projeto foi realizada em meados de setembro com o envio de uma árvore autóctone (carvalho-alvarinho) a todas as escolas envolvidas, juntamente com um convite à participação das mesmas nas atividades do projeto Agência para a Sustentabilidade e Competitividade – Região de Aveiro.
As primeiras ações de sensibilização realizaram-se no município de Águeda e contaram com um forte empenho de toda a comunidade escolar, tendo o envolvimento de todos excedido a expectativa tendo surgido novas solicitações, endereçadas pelas escolas à Autarquia, para se repetirem estas ações para mais alunos e noutras escolas do agrupamento.
Entre outros, os alunos foram convidados a construírem a maqueta da (sua) cidade sustentável e a participarem numa caça ao tesouro. Estas foram as primeiras iniciativas destas sessões de educação e sensibilização para a sustentabilidade e que contarão ainda com mais ações e o apoio de uma Plataforma TIC onde constam outras iniciativas, protocolos, inquéritos ambientais, fichas informativas, a caracterização e perfil energético das escolas envolvidas, entre outros elementos que apoiam o desenvolvimento de escolas e comunidades mais sustentáveis.