- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda premiado nos Green Project Awards
Município de Águeda premiado nos Green Project Awards
área de conteúdos (não partilhada)A 7ª edição do Green Project Awards - Portugal, reconheceu Águeda pelos projetos e iniciativas desenvolvidas, em áreas como a preservação ambiental, eficiência energética, participação cidadã, inovação, empreendedorismo económico e social, que promovem a melhoria da qualidade de vida, bem como o desenvolvimento sustentável do concelho.
O Município de Águeda candidatou-se com o projeto “Câmara Municipal de Águeda – À procura da Excelência”, que tinha ainda como concorrentes a Área Metropolitana do Porto, a Câmara Municipal da Amadora, a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Cicloficina dos Anjos e os CTT.
“Águeda, uma cidade onde todos gostem de viver, trabalhar, estudar e visitar é o objetivo do Município. Águeda promove a inovação, boas práticas, desenvolvimento tecnológico, parcerias e um elevado investimento humano e financeiro, que mudou a cidade na sua forma de “estar”, “comunicar”, mas sobretudo de viver! Promove-se a sustentabilidade através do envolvimento do cidadão nas diversas iniciativas e projetos (como a Agenda 21 Local de Águeda), decorrem iniciativas de qualificação de espaços verdes, o espaço público é do cidadão, implementam-se iniciativas para uma mobilidade sustentável, potencia-se o turismo e a promoção da economia local, o empreendedorismo, o saber tradicional, a proteção e valorização dos recursos naturais, promovem-se iniciativas culturais e valoriza-se o artesanato, a cultura e os hábitos de vida saudáveis. Uma (Human) Smart City onde a eficiência energética ganha destaque pela tecnologia LED e o seu sistema de gestão inovador, bem como as ações de redução das emissões de CO2. Águeda, um território sustentável e de excelência”. Este foi o texto que resumiu e sustentou a candidatura de Águeda ao prémio de ‘cidades sustentáveis’, acabando por recolher os votos do júri que, assim, premiaram o esforço que a Câmara Municipal de Águeda tem vindo a fazer na criação de um município cada vez sustentável, amigo do ambiente e de excelência!
O Júri do GPA Portugal é presidido por Nuno Lacasta, da Agência Portuguesa do Ambiente, vice-presidente Nuno Sequeira da QUERCUS. Cada categoria tem ainda um Júri próprio, composto por um Coordenador e por cinco elementos, sendo na categoria Cidades Sustentáveis composto por: João Ferrão (ICS UL), António Magalhães, Fernando Nunes da Silva, Teresa Andresen, Jorge Vasconcelos (APVE) e José Mendes (UMinho)
.