- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda recebe selo de Smart City
Município de Águeda recebe selo de Smart City
área de conteúdos (não partilhada)Realizou-se entre os dias 3 e 5 de Março, a Green Business Week (Semana Nacional para o Crescimento Verde) no Centro de Congressos de Lisboa (CCL). O Município de Águeda, durante o evento, arrecadou dois prémios: o selo de Smart City e o prémio Inovação, pelo apoio à internacionalização das empresas de Águeda e ao empreendedorismo.
Organizada pela Fundação AIP, com o apoio do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e Energia e de várias entidades públicas e privadas, a Green Business Week teve como principal objetivo dar notoriedade a empresas, universidades, autarquias e diversas outras entidades que conciliam o crescimento económico com um futuro sustentável.
A feira foi estruturada em três temáticas transversais: a AcquaLiveExpo - Água, Resíduos e Ambiente, a EnergyLiveExpo – Energia, Eficiência Energética, Energias Renováveis, Alterações Climáticas e a SmartCitiesLive – Soluções para Cidades Inteligentes, tendo reunido Ministros de 10 países diferentes, entre os quais Portugal, França, Espanha, Itália e Malta, Argélia, Marrocos, Tunísia, Mauritânia e Líbia.
O Município de Águeda foi apontado como um município de sucesso, tendo arrecadado o Prémio Inovação - Internacionalização e Empreendedorismo, entregue pelo Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva e que premeia a autarquia pelo apoio que tem dado às empresas locais na internacionalização e empreendedorismo.
Águeda a cidade portuguesa que mais cativou a atenção dos visitantes e dos governantes nos três dias de evento. No stand, montado com uma estrutura moderna, a autarquia fez questão de mostrar algumas das soluções existentes na cidade, nomeadamente o controlo dos gastos com água, eletricidade e outras plataformas que controlam a gestão autárquica. Uma das aplicações com mais êxito foi mesmo a do urbanismo digital, que chamou a atenção das muitas câmaras municipais que visitaram o evento. Para além disso, o presidente do Município, Gil Nadais, foi presença assídua nos vários debates.
“Quisemos estar entre os melhores, olhar para os exemplos lá fora e encontrar parcerias”, disse o autarca, que fez um balanço muito positivo da presença na feira: “Quisemos mostrar que estamos mais à frente, dando um sinal que podemos fazer mais e melhor”, concluiu. Mais do que uma smart city, Águeda quer ser uma human smart city, onde a tecnologia é utilizada para servir as pessoas, foi este o mote da presença de Águeda na Green Business Week.