- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda promoveu Sessão de Sensibilização sobre as Novas Drogas
Município de Águeda promoveu Sessão de Sensibilização sobre as Novas Drogas
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do projeto europeu LOCAL PASS, financiado pela Comissão Europeia, realizou-se no passado dia 5 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Águeda, o evento de disseminação dos resultados finais do projeto, intitulado "NÃO ÀS DROGAS".
Esta sessão de sensibilização tinha como objetivos divulgar os resultados finais do projeto, aprofundar o conhecimento sobre as novas substâncias psicoativas e divulgar as respostas institucionais junto dos profissionais que interagem com a população jovem, nomeadamente técnicos de serviços social, professores, psicólogos, entre outros, o que se refletiu na composição da plateia.
Para além da Vereadora da Ação Social, Elsa Corga, que abriu a sessão, estiveram presentes como oradores a Dr.ª Cristiana Pires da Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES), também parceira deste projeto, o Dr. Emídio Abrantes, Coordenador do Centro de Respostas Integradas de Aveiro (CRI-Aveiro), e o Dr. Fernando Mendes, Coordenador da Comunidade Terapêutica Arco-Íris, em Coimbra.
Sobre o projeto LOCAL PASS
O projeto tem por objetivo aprofundar o conhecimento sobre as novas substâncias psicoativas, nomeadamente a forma como aparecem no mercado, como são identificadas e, principalmente, quem são os seus habituais consumidores.
Para o efeito e de modo a obter informações sobre o aparecimento destas novas drogas e quais os seus efeitos e riscos, este projeto pretendeu através de inquéritos junto de profissionais e entidades que intervêm diretamente com a problemática, recolher dados em profundidade e elaborar um relatório completo sobre a identificação de novos factos relacionados com o uso de novas substâncias psicoativas e os seus riscos associados.
Todo este trabalho tem como fim último minimizar os impactos junto das comunidades, pois o conhecimento adquirido e partilhado entre os parceiros irá ajudá-los numa intervenção mais precoce e eficaz.
O projeto de investigação conta com os seguintes parceiros:
- Novadic-Kentron – Holanda
- Município de Breda – Holanda
- Emilia Romagna Region – Itália
- Local Health Unit of Bologna – Itália
- Município de Águeda – Portugal
- Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) - Portugal
- Association Our World – Bulgária
- General University Hospital in Prague - República Checa