- Início
- Municípios
- Águeda
- Município de Águeda avança com ações pedagógicas em Macieira de Alcoba
Município de Águeda avança com ações pedagógicas em Macieira de Alcoba
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Águeda assinou um protocolo de cedência de um terreno, cujo proprietário é Carlos Manuel Monteiro, para ações pedagógicas e de divulgação de práticas agrícolas em Macieira de Alcoba.
A Autarquia tem procurado apoiar iniciativas, que prossigam os interesses coletivos da população, e que potenciem o desenvolvimento sustentável do concelho. Como tal, têm desenvolvido diversos programas e projetos educativos direcionados para as comunidades escolares abordando temáticas como a cidadania, sensibilização ambiental, a educação para o desenvolvimento sustentável, agricultura sustentável, entre outros temas que visam tornar estas comunidades mais informadas, preparadas para os desafios futuros e interventivas na construção de uma sociedade mais justa, com melhor qualidade de vida e ambiental, não esquecendo a sua identidade e os valores culturais.
Neste âmbito e de forma a desenvolver uma componente didática e pedagógica ligada às práticas agrícolas tradicionais e sustentáveis, surge esta iniciativa que visa a valorização de um terreno agrícola em Macieira de Alcôba, que é cedido para cultivo de espécies agrícolas através de métodos tradicionais e, em particular, para cultivo do ‘milho antigo’. Entre outros, esta iniciativa permite ainda a promoção do contacto com a natureza e a terra, a valorização e preservação da biodiversidade associada a estes ecossistemas, o contacto intergeracional, a transmissão de conhecimentos e de práticas agrícolas antigas, fomentando-se ainda noções de cidadania.
A Câmara Municipal assegura o apoio necessário para que a associação local, e a população, possa transmitir os conhecimentos inerentes às práticas agrícolas tradicionais, nomeadamente no que diz respeito à cultura do “milho antigo” e trabalhos associados, salvaguardando desta forma a preservação dos ecossistemas e transmissão do conhecimento ancestral às novas gerações, bem como a salvaguarda de práticas e tradições.