- Início
- Municípios
- Águeda
- Águeda comemora o Dia da Terra com uma “Caminhada pela Sustentabilidade”
Águeda comemora o Dia da Terra com uma “Caminhada pela Sustentabilidade”
área de conteúdos (não partilhada)Todos os anos a 22 de abril celebra-se o Dia Mundial da Terra, assinalado em Águeda desde 2009, no âmbito das iniciativas da Agenda 21 Local.
A data foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Barbara, na Califórnia, ocorrido em 1969. Desde 2009 que o Município de Águeda promove e apoia a realização de diversas atividades que visam assinalar esta data com o mote “365 são os dias que a Terra lhe oferece. Dedique-lhe pelo menos um!”
No âmbito das comemorações deste Dia irá realizar-se a marcha “Caminhada da Sustentabilidade”, valorizando os benefícios da mobilidade suave, a importância da redução das emissões de CO2 e sensibilizando para as alterações climáticas. Aproximadamente 200 membros da comunidade escolar da Escola Secundária Adolfo Portela, Escola EB 2,3 Fernando Caldeira e EB1 de Águeda (Chãs) irão participar nesta iniciativa conjunta, contribuindo para um dia de ações pelo Planeta, estando prevista a saída das escolas às 14h30, com destino à Praça do Município.
Todos os participantes unir-se-ão num cordão humano à volta do edifício dos Paços do Concelho, representando o “Equador” e, de forma simbólica, a importância da união das pessoas e do trabalho em conjunto para a preservação do Planeta. Decorrerá ainda uma exposição de trabalhos, na sede do município, onde serão colocados os EcoCódigos / mensagem de sustentabilidade trazidos pelos participantes da marcha.
O tema proposto para mobilizar a população nas comemorações deste dia é “É a nossa vez de liderar”. Assim, o desafio é assumir individualmente a mudança, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável. A mensagem fundamental é que toda e qualquer ação que possamos ter para cuidar da nossa Terra, conta!