- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- “Despertar para a Ciência” alerta crianças para a poluição da água
“Despertar para a Ciência” alerta crianças para a poluição da água
área de conteúdos (não partilhada)O Departamento de Educação Pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha está a desenvolver o projeto “Despertar para a Ciência”, que visa alertar os mais novos para a necessidade de salvaguardar os recursos hídricos do planeta ameaçados pela poluição.
O projeto envolve cerca de 300 crianças finalistas da Educação Pré-escolar (incluindo IPSS) e os alunos do 1.º ano do Agrupamento de Escolas, 17 educadoras e 8 docentes do 1.º ano, contando ainda com a colaboração da equipa MusicART do Município de Albergaria-a-Velha e de uma professora do Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro.
Apostando numa abordagem lúdica da Ciência, as crianças aprendem uma canção sobre a proteção do ambiente - canção esta criada e executada ao vivo pela equipa MusicArt - onde são incutidos alguns conceitos sobre a poluição, a importância da água e os cuidados a ter com o lixo. Com as ideias-chave bem assimiladas através da música, partem para a “aula” prática com a demonstração in loco das nefastas consequências da poluição dos recursos hídricos (rios, poços, lençóis freáticos).
Com o recurso a um aquífero, onde estão representadas as várias camadas abaixo do solo visível, os mais novos observam como uma água tingida, representando a poluição, se espalha rapidamente por todas as áreas do aquífero, sendo depois necessária grandes quantidades de água limpa para a terra voltar ao seu estado inicial. Desta forma prática, as crianças apreendem que a contaminação das águas, mesmo num nível baixo, produz sempre efeitos nefastos e prolongados - e às vezes irreversíveis - que afetam plantas, animais e humanos.
O projeto “Despertar para a Ciência” está a percorrer os jardins-de-infância, escolas do 1.º Ciclo e IPSS até 31 de maio.