- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Teatro ajuda estudantes Albergarienses a compreenderem obras literárias
Teatro ajuda estudantes Albergarienses a compreenderem obras literárias
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do projeto Raízes de Leitura, a Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha está a promover espetáculos de teatro sobre obras abordadas nas aulas de Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Com a nova abordagem, pretende-se cativar os mais jovens e facilitar o estudo e a compreensão de obras e autores que fazem parte do programa da disciplina. O projeto engloba cerca de 550 estudantes do Concelho.
Para o 5.º ano, foi levado à cena no dia 7, no Cineteatro Alba, a dramatização do livro A Viúva e o Papagaio, de Virginia Wolf. A história acompanha a aventura da Sr.ª Cage, uma velha viúva que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar. Já para o 6.º ano, vai ser apresentado na manhã de 10 de janeiro (10h00), um espetáculo baseado na obra Ulisses, de Maria Alberta Menéres, que conta as viagens do herói grego à volta do Mundo. As duas peças são produzidas pela Start – teatro.
O Raízes de Leitura vem dar continuidade ao Sementes de Leitura, um projeto de promoção de leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste caso, uma equipa do SAC – Serviço de Aprendizagem Criativa visita as várias escolas do Concelho e realiza a leitura encenada de uma história que as crianças estudam. Para cada ano de escolaridade, é escolhido um livro diferente. Tal como uma árvore, que passa por várias fases de desenvolvimento, estes projetos de promoção da leitura visam motivar as crianças e jovens para a leitura autónoma, em diferentes idades, recorrendo a ferramentas criativas como o teatro ou a música. No ano letivo 2019/2020, cerca de 1500 estudantes do 1.º e 2.º Ciclos vão participar nestes projetos.