- Início
- Municípios
- Albergaria-a-Velha
- Crianças viveram histórias e tradições no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas
Crianças viveram histórias e tradições no Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas
área de conteúdos (não partilhada)Mais de 200 crianças do pré-escolar e do 2.º ano do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha descobriram a Rota dos Moinhos através das histórias e tradições, no âmbito do projeto municipal de Promoção Turística Local. A iniciativa, que decorreu entre 23 de maio e 13 de junho, teve como objetivo promover o património e os encantos naturais do Concelho junto da comunidade escolar, fortalecendo a ligação das crianças com o território onde residem.
Após um primeiro momento mais teórico, com a apresentação da Rota dos Moinhos nas turmas do 2.º ano, as crianças partiram à descoberta do património molinológico visitando o Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas, onde foi proporcionado um contacto direto com o engenho de moagem e processo de fabrico da farinha.
De seguida, puderam descobrir alguns dos usos para a farinha em duas oficinas, realizadas em grupos alternados – “Agarra a massa e desvenda os segredos das suas gentes e de seus saberes ancestrais” e “Quem ao moinho vai enfarinhado sai!”, ambas dinamizadas pela associação Donaldeia. Na primeira oficina, os alunos amassaram o seu próprio pão que, depois de cozido, levaram para casa. Já na segunda oficina, foram confecionadas papas de milho, uma receita tradicional que a maioria das crianças desconhecia. A atividade encerrou com um piquenique.
Para as crianças do pré-escolar, houve uma hora do conto ao ar livre com a história “O Vale dos Moinhos”, de Noelia Blanco e Valeria Docampo, sobre a importância de preservar os antigos engenhos numa sociedade dominada por “máquinas perfeitas”, mas sem a mesma magia.
Com o verão a chegar, a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai continuar a desenvolver atividades no âmbito do projeto de Promoção Turística Local, desta vez, vocacionadas para a ocupação dos tempos livres dos mais jovens.