- Início
- Municípios
- Anadia
- ANADIA ADERIU AO PACTO DE AUTARCAS PARA O CLIMA E ENERGIA
ANADIA ADERIU AO PACTO DE AUTARCAS PARA O CLIMA E ENERGIA
área de conteúdos (não partilhada)ANADIA ADERIU AO PACTO DE AUTARCAS PARA O CLIMA E ENERGIA
A Assembleia Municipal de Anadia aprovou, por unanimidade, na sua sessão extraordinária, no passado dia 9 de setembro, a adesão do município ao “Pacto de Autarcas para o Clima e Energia“ (PACE), que tem como principais objetivos a promoção do desenvolvimento sustentável e o combate às alterações climáticas.
O PACE foi lançado em 2008, na Europa, com a ambição de reunir os governos locais comprometidos voluntariamente em alcançar e superar os objetivos da União Europeia para o clima e energia.
O Município de Anadia aderiu em 2014 ao Pacto de Autarcas e ao Mayors Adapt, iniciativas que, no ano seguinte, se uniram oficialmente, criando o PACE, mais ambicioso e abrangente. As cidades signatárias comprometem-se a apoiar ativamente a redução de gases com efeitos de estufa em 40 por cento, até 2030, assim como adotar uma abordagem integrada para a mitigação e adaptação às alterações climáticas e garantir o acesso a energia segura, sustentável e acessível para todos.
Nestes últimos anos, o Município de Anadia tem vindo a trabalhar de forma ativa para melhorar o desempenho energético e mudar comportamentos, através da implementação de algumas medidas, de entre as quais e se destacam a aquisição de veículos híbridos e de equipamentos de limpeza urbano elétricos, a instalação de um posto de abastecimento para carros elétricos, a iluminação pública em LED, a colocação de painéis solares em vários equipamentos municipais, o projeto de mobilidade em bicicleta B→AND, a criação de ciclovias, e a dinamização do projeto “Escolas sustentáveis”, entre outras ações em curso.
Da ordem do dia da sessão fez ainda parte a discussão da proposta de alteração ao Regimento da Assembleia Municipal de Anadia (RAMA), que mereceu aprovação. Esta proposta foi elaborada pela Comissão de Revisão do Regimento, envolvendo representantes de todas as bancadas municipais, e teve como fim ajustar o documento às novas realidades e novos conceitos, suportada em pareceres e recomendações legais, no que concerne, nomeadamente aos grupos municipais e aos membros únicos.
Outro dos pontos aprovados na sessão foi a proposta da Câmara Municipal no sentido de o Município de Anadia concordar com a deliberação tomada pelo Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no passado dia 18 de junho, no respeitante à área do serviço público de transporte de passageiros regular e dos transportes turísticos de passageiros em vias navegáveis interiores.