- Início
- Municípios
- Murtosa
- CAMPANHA NACIONAL: ESTENDAL DOS DIREITOS NO ARQUIVO MUNICIPAL DA MURTOSA
CAMPANHA NACIONAL: ESTENDAL DOS DIREITOS NO ARQUIVO MUNICIPAL DA MURTOSA
área de conteúdos (não partilhada)Hoje, dia 20 de novembro de 2024, celebra-se o 35º aniversário da adoção, pela Assembleia Geral da ONU, da Convenção dos Direitos da Criança, um documento fundamental que é a base de muito do trabalho das diversas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
Hoje, dia 20 de novembro de 2024, celebra-se o 35º aniversário da adoção, pela Assembleia Geral da ONU, da Convenção dos Direitos da Criança, um documento fundamental que é a base de muito do trabalho das diversas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens.
A Convenção dos Direitos da Criança fez história internacional dos direitos humanos quando entrou em vigor em 1989, tendo sido ratificada por um recorde de 192 países, os quais são sujeitos, desde então, a monitorização constante, pelo Comité dos Direitos da Criança das Nações Unidas (UNCRC), no sentido de avaliar o progresso e sucesso das suas políticas públicas no respeito pelos direitos das crianças.
A aceitação da UNCRC por tantos países foi um enorme passo em frente para os direitos das crianças e bem-estar das mesmas em todo o mundo. Contudo, há ainda um grande trabalho a fazer para garantir que todas as crianças possam crescer com dignidade, segurança e respeito.
Em Portugal, a celebração da Convenção dos Direitos da Criança tem sido marcado pela iniciativa “Estendal dos Direitos”, proposta pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ).
Assim à semelhança dos anos transatos, a CPCJ da Murtosa, com as diretrizes da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e com o apoio da Câmara Municipal da Murtosa, das IPSS locais com resposta na área da infância e do Agrupamento de Escolas da Murtosa, associa-se mais uma vez, a esta efeméride, levando a efeito o Estendal dos Direitos em que as nossas crianças dão voz ao seu Objetivo Maior – Ser Criança é estar dotada de Pleno Direito para um Futuro Promissor.
As nossas crianças expressaram-se, como cidadãos de direitos, através de desenhos e palavras, que podem ser apreciados nesta publicação e, ao vivo, no Arquivo Municipal da Murtosa, nos dias úteis da semana, até ao dia 27 de novembro, das 9H00 às 12H30 e das 13H30 às 17H00.