- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- Concurso de Leitura em Voz Alta | Inscrições abertas
Concurso de Leitura em Voz Alta | Inscrições abertas
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro vai promover a 17.ª edição do Concurso de Leitura em Voz Alta "Ouvir Ler... Que Prazer!", dirigido a todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Bairro (AEOB) e do Instituto Profissional da Bairrada (IPB).
Este concurso vai desenrolar-se em duas fases: a escolar, até 31 de janeiro, nas instalações do AEOB e do IPB e sob a orientação das professoras bibliotecárias dos estabelecimentos de ensino, e a final concelhia, que se vai realizar no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol, em Oliveira do Bairro, no dia 7 de março, às 21h00.
Posteriormente, os primeiros classificados de cada ciclo de ensino, apurados na final concelhia, vão disputar a Final Intermunicipal, em representação do concelho de Oliveira do Bairro, juntamente com os alunos apurados nas finais concelhias dos restantes dez Municípios da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
As obras selecionadas para compreensão e leitura, em cada um dos quatro ciclos de ensino em prova, serão preferencialmente de autores de língua portuguesa e recomendadas pelo PNL - Plano Nacional de Leitura. A avaliação de cada uma das provas será feita por um júri que vai atribuir a pontuação de acordo com parâmetros previamente estabelecidos (ver Normas em baixo).
As inscrições no Concurso de Leitura em Voz Alta "Ouvir Ler... Que Prazer!" estão a decorrer durante todo o mês de outubro, podendo ser feitas pelos alunos diretamente nas suas escolas, ou mediante o preenchimento de um formulário de inscrição (em baixo).
A iniciativa "Ouvir Ler... Que Prazer!", implementada pela RBOB - Rede de Bibliotecas de Oliveira do Bairro, tem como objetivo promover o gosto pelo livro e pela leitura entre os jovens, incentivar o contacto e o conhecimento de obras de autores de língua portuguesa, promover o convívio e a salutar competitividade entre os participantes e promover o espírito de cidadania.