- Início
- Municípios
- Oliveira do Bairro
- "65 Horas em Festa" juntou mais de 1.800 seniores
'65 Horas em Festa' juntou mais de 1.800 seniores
área de conteúdos (não partilhada)Mais de 1.800 seniores participaram nas atividades do “65 Horas em Festa”, iniciativa da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, que decorreu durante todo o passado mês de outubro.
O número foi avançado por Lília Ana Águas, Vereadora da Idade Maior do município oliveirense, que fez um balanço “extremamente positivo” da iniciativa. “Tivemos 32 atividades, lúdicas, culturais e desportivas, em 17 locais diferentes do concelho, todas elas com uma participação significativa e entusiasta por parte dos nossos seniores”, acrescentou a autarca.
O principal objetivo do “65 horas em Festa”, que se realizou em outubro de forma a assinalar o Dia Internacional do Idoso e o Dia Mundial da Terceira Idade, que se celebraram, respetivamente, a 1 e 28 de outubro, foi o de homenagear a população do Concelho de Oliveira do Bairro com mais de 65 anos.
“Quisemos homenagear quem tanto contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do nosso concelho e pelo contributo que deram à nossa comunidade, proporcionando-lhes momentos de convívio, partilha e muita diversão, criando memórias que, acreditamos, ficaram marcadas de uma forma muito positiva”, explicou Lília Ana Águas.
Para além de sessões de cinema, atividades físicas e desportivas, workshops, ações de sensibilização e até um “chá dançante”, o programa contou ainda com o tradicional almoço convívio “65 em Festa”, ponto alto da iniciativa, que juntou 1.200 participantes.
As atividades decorreram no Quartel das Artes, Biblioteca Municipal, Escola Básica Dr. Acácio de Azevedo e Parque Desportivo Municipal, em Oliveira do Bairro, Museu de Etnomúsica da Bairrada, no Troviscal, Radiolândia – Museu do Rádio, em Bustos, polos de leitura da Palhaça, Oiã e Mamarrosa, juntas de freguesia de Oiã e Palhaça, e em sedes de associações em Bustos, Oiã e Mamarrosa.
De referir que a iniciativa “65 horas em Festa” foi este ano distinguida com o Prémio de Excelência Autárquica, atribuído pelo Programa Cidade Social.
Pelouro da Idade Maior
O Pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro foi criado em 2018, após esta temática ter sido definida como prioridade pelo Conselho Local de Ação Social.
Os objetivos da sua criação passaram pela prevenção e resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, por informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica.
O objetivo último do Pelouro da Idade Maior é o de proporcionar as melhores condições para que a população do concelho envelheça de forma positiva e saudável, tendo como desígnios maiores a sua dignidade e qualidade de vida.
Distinções
Para além da distinção, em 2024, da iniciativa “65 horas em Festa” com o Prémio de Excelência Autárquica, atribuído pelo Programa Cidade Social, o trabalho realizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro na área da Idade Maior já foi várias vezes distinguido a nível regional e nacional.
No final de 2023, a autarquia bairradina recebeu o galardão "Território da Longevidade", atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Estas entidades consideraram Oliveira do Bairro como uma das autarquias que "oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos".
Outras distinções recebidas foram o Selo de Mérito "Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais", do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, em dois anos consecutivos, 2022 e 2023, o reconhecimento como uma "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", em 2022, pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica, somando-se uma Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), no mesmo ano.
Em 2021, o trabalho realizado pela autarquia nesta área foi reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’, por apresentar “políticas, programas, planos estratégicos e práticas [que] demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.