- InĆcio
- MunicĆpios
- Sever do Vouga
- ššš§šš¢šššš®š«š šš ššš š¦š¢š„ šš®š«šØš¬ š©šš«š šØ ššš šš©š«šØšÆššš
ššš§šš¢šššš®š«š šš ššš š¦š¢š„ šš®š«šØš¬ š©šš«š šØ ššš šš©š«šØšÆššš
Ć”rea de conteĆŗdos (nĆ£o partilhada)O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, assinou a 20 de janeiro, em Aveiro, um conjunto de contratos de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para renovação tecnológica de cineteatros. A medida contemplou 42 salas da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, entre eles o Centro das Artes e do Espetáculo (CAE) de Sever do Vouga.
A candidatura, apresentada pelo Município de Sever do Vouga, permitirá instalar no CAE um equipamento de projeção digital de cinema (DCP) e de vídeo, imagem e tecnologia, recebendo para a sua aquisição 150 mil euros, 100% a fundo perdido.
Segundo o ministro da Cultura, os novos equipamentos da rede de cinemas e cineteatros democratizam o acesso à oferta cultural. “A experiência de ver cinema em sala enfrenta hoje dificuldades e ameaças, mas ver cinema em casa não é a mesma coisa, sendo a Cultura no espaço público instrumental para criar o espírito de pertença à comunidade”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Pedro Amadeu lobo, esteve presente na cerimónia de assinatura dos contratos, acompanhado pelo vereador Ricardo Silva, responsável pelo pelouro da cultura. Para o autarca, esta renovação tecnológica no CAE será “uma mais-valia, num espaço cultural de referência e que promete várias novidades ao longo de 2023”.
Pedro Amadeu Lobo sublinha que este financiamento é resultado do esforço que a autarquia está a fazer na elaboração de candidaturas, em várias áreas de atuação, destinadas à concretização de um conjunto de projetos necessários para o concelho, mesmo perante a complexidade deste ciclo autárquico, que conta com o encerramento do quadro comunitário Portugal 2020, a abertura de um novo - o Portugal 2030, com execução prevista até 2027 - e o PRR