- Início
- Municípios
- Vagos
- VAGOS RECEBEU A DISTINÇÃO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”
VAGOS RECEBEU A DISTINÇÃO DE “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”
área de conteúdos (não partilhada)Decorreu na passada quinta-feira, dia 11 de junho, o IVº Encontro de Municípios Amigos da Juventude, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
Este evento decorreu em Loures, e contou com a presença da Ministra da Juventude e da Modernização, Margarida Balseiro Lopes, da Vice-Presidente do município anfitrião, Sónia Paixão, do Presidente da FNAJ, Marco Santos e da Vice-Presidente do IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude, Selene Martinho, num evento que juntou cerca de 250 municípios de todo o país, desde o continente às ilhas, num encontro de partilha e reconhecimento de boas práticas na área da Juventude.
Neste IV Encontro, foram abordadas temáticas tão importantes como “Os novos desafios para a participação juvenil no Poder Local” e a “Partilha de boas práticas municipais”, com diversos oradores que partilharam opiniões e experiências que a todos enriqueceram.
Ao Município de Vagos foi entregue o selo de “Município Amigo da Juventude”.
A Rede, fundada em 2020 pela FNAJ, e que conta com o Município de Vagos como fundador e da qual fazem parte 161 Municípios já inscritos, é uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens. Esta rede, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.
Na cerimónia, em representação do Município de Vagos, esteve o Vice-Presidente Pedro Bento que detém o pelouro da Juventude, que se mostrou “agradado com este reconhecimento do trabalho que tem sido feito, paulatina e progressivamente, junto da juventude, nas mais diversas áreas, sempre com o objetivo de que os jovens que vivam em Vagos tenham, na perspetiva educativa, desportiva, lúdica e de intervenção na sociedade, meios para o poderem fazer de uma forma o mais satisfatória possível”.
Acrescentou que, “aos municípios cabe colocar a juventude no centro das prioridades, uma vez que cuidando dos jovens, estamos a preparar o futuro”.