- Início
- Municípios
- Vagos
- MUNICÍPIO DE VAGOS APRESENTOU O PROGRAMA VITALidade
MUNICÍPIO DE VAGOS APRESENTOU O PROGRAMA VITALidade
área de conteúdos (não partilhada)O auditório da Biblioteca Municipal de Vagos, acolheu, ontem, a apresentação pública do Programa VITALidade, que foi desenhado no âmbito do Plano Municipal Sénior e preconiza todo um conjunto de atividades a realizar durante o restante do ano 2024, prolongando-se para 2025, tendo como objetivo facultar aos seniores vaguenses, utentes de instituições ou não, experiências holísticas que os possam valorizar, estimular e enriquecer.
Na sessão de apresentação a Vereadora Susana Gravato que detém o pelouro da Coesão Social e Maioridade, referiu que “a Câmara Municipal de Vagos sempre teve a preocupação de trabalhar com os nossos seniores e, de forma audaciosa, estruturar projetos que pudessem ir ao encontro das suas necessidades”, mas reconhecendo que “nem sempre conseguíamos chegar a todos eles. Facilmente trabalhávamos com os que estavam nas IPSS’s através da rede social que com elas mantemos, mas não a todos. Um bom exemplo é o Mês Sénior, cujas atividades aconteciam em outubro deixando algum vazio durante o restante do ano”. Na ótica da autarca, “este paradigma já vem sendo alterado há algum tempo e ganha uma força, uma dinâmica e uma estrutura melhoradas com a implementação do projeto “VITALidade” que proporcionará uma atenção permanente à nossa comunidade sénior, institucionalizada ou não, durante todo o ano, tendo já começado e perdurando até setembro de 2025.”
Estava dado o mote para o lançamento do Programa “VITALidade”. Segundo Adriana Capela, do Núcleo de Ação Social da Câmara Municipal de Vagos, “a escolha do nome VITALidade reúne o paradigma deste plano sénior: força de vida com idade. Vitalidade é a característica do que tem vida, energia e vigor. É a energia que mantém o corpo a funcionar e a mente ativa. É aquilo que nos mantém vivos, não só física, mas psiquicamente, procurando fazê-lo através da valorização do ciclo vital da pessoa, o desenvolvimento e a aprendizagem ao longo da vida”.
Este é um programa que pretende dar resposta às necessidades particulares da população maior de 65 anos e enquadra-se nos eixos do plano nacional de Ação de Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, que integra 6 pilares de atuação: autonomia e vida independente; participação social; saúde e bem-estar; desenvolvimento e aprendizagem ao longo da vida; vida laboral saudável ao longo do ciclo de vida; rendimentos e economia.
Este Plano desenvolve-se, desenhando atividades e projetos que servem essas áreas de atuação, cruzando a cultura e as tradições locais, mas também marcos da cultura nacional e das suas gentes.
Até ao final de dezembro já existem atividades planeadas. No próximo dia 16 acontecerá um workshop intitulado “Cuidar da demência – Capacitação para cuidadores formais e informais”, a decorrer no Auditório da Biblioteca Municipal João Grave e no dia 19 ir-se-á abordar a temática das “Memórias Gastronómicas” com o lançamento de uma exposição também na Biblioteca Municipal. Em novembro, no dia 7, ocorrerá a iniciativa “O Luto em Debate”, que incluirá todo um subconjunto de atividades subjacentes ao tema e, no dia 28, em conjunto com a Associação Extragenária, iremos organizar uma “Conferência Geriátrica”. Temos ainda diversas visitas à Fundação Serralves, no Porto, que decorrerão nos dias 8 de novembro e 6 de dezembro.
As iniciativas subjacentes ao Programa VITALidade são gratuitas, carecendo na sua maioria de pré-inscrição e serão apresentadas trimestralmente à comunidade.