- Início
- Municípios
- Vagos
- Caça à Beata na Praia da Vagueira
Caça à Beata na Praia da Vagueira
área de conteúdos (não partilhada)No âmbito do Programa de Vigilância da Bandeira Azul (PNVBA), realiza-se no próximo dia 11 de agosto, sábado, mais um atividade de educação ambiental, a “Caça à Beata”, ao longo do passadiço da Praia da Vagueira.
A atividade está agendada para as 10h00 com ponto de encontro junto à Bandeira Azul.
Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Vagos, em parceria com a Associação Bandeira Azul Europa e a Missão Beatão.
A atividade conta com a participação de alguns voluntários mas está aberta à participação do público em geral.
Pretende-se, com esta atividade, alertar a população para os perigos tóxicos da beata em meio natural assim como evitar o contagio de fauna, flora e águas e evitar que estas beatas entrem no lixo normal, sendo recicladas. É, ainda, um objetivo a promoção de uma maior consciencialização ambiental junto dos Jovens Vigilantes e da população em geral.
Uma beata pode contaminar 50L de água com cerca de 4700 substâncias tóxicas (arsénio, acetona, nicotina, ácido acético, lixívia, etc); sendo responsáveis, anualmente, pela morte de cerca de 1 milhão de animais marinhos e 100 000 mamíferos. A beata não é biodegradável.
As beatas recolhidas nesta campanha serão devidamente encaminhadas, pela Missão Beatão, uma Organização não-governamental, que se dedica a procurar formas de reutilizar as beatas ou pelo menos uma parte delas.
10h00