- Início
- Comunicação
- Notícias
- Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Plano de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
área de conteúdos (não partilhada)A Comissão de Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (RNDSJ), presidida pela Câmara Municipal de Aveiro e coordenada pelo ICNF, aprovou no dia 11 de maio de 2023, por unanimidade, o Plano de Cogestão da RNDSJ para o triénio 2023 – 2025.
O Plano de Cogestão é um instrumento orientador que “promove um compromisso para a valorização da nossa área protegida centrada nos três domínios da promoção, da sensibilização e da comunicação.
Está suportado numa visão partilhada que assenta num diagnóstico prospetivo da área protegida e materializa projetos e ações consideradas prioritárias para a valorização da RNDSJ, como por exemplo, a reativação do Centro de Recuperação de animais selvagens, atualmente inativo, conforme refere o Presidente das Comissão de Cogestão, Eng. José Ribau Esteves.
O Plano de Cogestão que inclui os indicadores de realização estabelecidos no Anexo à Portaria n.º 67/2021, de 17 de março, esteve em Consulta Pública durante 20 dias úteis (entre o dia 23 janeiro e 17 de fevereiro 2023) e foi aprovado pelo respetivo Conselho Estratégico, a 22 março de 2023.
A aplicação do Modelo de Cogestão nas Áreas Protegidas permite trazer uma “valorização da área protegida e uma gestão articulada para a RNDSJ, continuando a permanecer a conservação da natureza e a gestão florestal nas competências do ICNF” explica a Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, Engª Fátima Reis.
Integram também a Comissão de Cogestão um representante de organizações não-governamentais de ambiente e equiparadas designado pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a Universidade de Aveiro, a Associação Florestal do Baixo Vouga, a Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos e o RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e do Papel.
Plano de Cogestão pode ser consultado AQUI