- Início
- Comunicação
- Notícias
- Laboratório do Envelhecimento explora o impacto do voluntariado sénior
Laboratório do Envelhecimento explora o impacto do voluntariado sénior
área de conteúdos (não partilhada)O Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, promove, este sábado, dia 27 de janeiro, às 10h30, mais uma edição da rubrica “Palavra de Investigador”, desta feita sobre o impacto do voluntariado sénior.
O encontro é dinamizado pela investigadora Mariana Paradinha, mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pela Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. As pessoas mais velhas, provenientes de diversas associações do Município de Ílhavo, terão a oportunidade de partilhar testemunhos valiosos sobre o significativo impacto que o voluntariado desempenha nas suas vidas.
De acordo com a Eurocid, o voluntariado é fundamental para a força, resistência, solidariedade e coesão social da comunidade e é uma demonstração poderosa de como a solidariedade posta em prática pode construir um mundo melhor para todos e onde todos podem contribuir com o seu tempo, conhecimento e energia para a paz, o bem-estar e o desenvolvimento.
Contudo, em comparação com os restantes países da Europa, Portugal tem uma das piores taxas de voluntariado. Com 6% de participação, ocupa o 26.º lugar dos 28.
Apaixonada pela área do envelhecimento, Mariana Paradinha analisou, na sua investigação, as características e o impacto do voluntariado sénior na área da saúde, com ênfase na satisfação com a vida e bem-estar psicológico, bem como na qualidade de vida, além do relacionamento com um envelhecimento ativo e saudável. Este estudo e os seus resultados representam uma valiosa contribuição para a escassa investigação realizada nesta área com população portuguesa, contribuindo, por exemplo, para compreender o impacto do voluntariado na vida dos adultos mais velhos em Portugal.
As inscrições nesta sessão são gratuitas e poderão ser efetuadas através do número 234 329 636 ou através do email maioridade@cm-ilhavo.pt.