- Início
- Comunicação
- Notícias
- Novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia” já navega
Novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia” já navega
área de conteúdos (não partilhada)A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) inaugurou na passada esta sexta-feira, dia 2 de fevereiro o novo Ferryboat 100% Elétrico “Salicórnia”. O evento realizou-se no interior do navio, no cais de embarque, junto à Avenida Marginal, em São Jacinto, e contou com a presença do Presidente da Câmara José Ribau Esteves.
Marcaram também presença, a Madrinha do Salicórnia e Gestora do POSEUR, Dra. Helena Azevedo, os Responsáveis da Navaltagus / ETE, empresa construtora, e os Responsáveis da ETAC / Transdev, empresa responsável pela concessão de transportes do Município de Aveiro, AVEIROBUS.
A Sessão Pública de inauguração contou com uma viagem inaugural com partida e chegada no cais de embarque de São Jacinto e aberto à população que se associaram ao momento de inauguração do novo Ferryboat Elétrico.
Entrada em operação do “Salicórnia”
O novo Ferryboat Salicórnia entra em funcionamento normal e regular pelas 16h20, em São Jacinto, em regime gratuito até ao final desse dia de sexta-feira, partilhando com todos os passageiros, a festa da sua inauguração e ativação.
No dia seguinte, sábado, dia 3 de fevereiro, o “Salicórnia” inicia a sua atividade regular e permanente, de acordo com os horários e tarifários em vigor.
Durante os três primeiros meses de operação do “Salicórnia” e devido à necessidade de monitorização técnica permanente do navio nesta primeira fase, o antigo Ferryboat “Cale de Aveiro” ficará disponível para garantir a manutenção do serviço, sempre que se verificar necessidade de realizar operações técnicas com o novo Ferryboat Elétrico, em regime de estaleiro. Trata-se de um procedimento normal e devidamente previsto para este tipo de embarcação e tecnologia inovadora utilizada.
“Salicórnia” é o primeiro Ferryboat 100% elétrico a ser desenvolvido inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa. É também o primeiro ferry elétrico da Península Ibérica e do Sul da Europa. Esta embarcação tem zero emissões de CO2, permitindo a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo modelo em funcionamento, diminuindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético.
O navio tem capacidade para transportar 260 passageiros e 19 viaturas, mais 90% e 30% respetivamente do que o atual ferryboat.
A esta capacidade reforçada de transporte acrescenta-se o aumento do conforto para os passageiros, graças aos baixos níveis de ruído, e uma vista panorâmica 360º no piso superior, que irá permitir aos utilizadores usufruírem das paisagens únicas da Ria de Aveiro e de São Jacinto.
O projeto do Ferryboat Elétrico representou um investimento total da CMA (Ferryboat e Sistema de Carregamento) de cerca de 9 milhões de euros (Ferryboat e Sistema de Carregamento), tendo sido também cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão, no valor de 2,25 milhões de euros.