- Início
- Comunicação
- Notícias
- Câmara de Ílhavo distinguida com Selo de Mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais
Câmara de Ílhavo distinguida com Selo de Mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Ílhavo foi distinguido com o Selo de Mérito pelo seu projeto “Maior Idade - Medidas de Apoio do Município de Ílhavo aos Cuidadores Informais”, na 3ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais.
A Câmara Municipal de Ílhavo mantém-se, pelo segundo ano consecutivo, na Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais, destacando-se diversos projetos desenvolvidos no Laboratório do Envelhecimento, nomeadamente o Programa de Apoio a Pessoas em Luto; o Programa de Cuidadores Informais, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria e a Segurança Social; o projeto SINDIA, em parceria com a Universidade de Coimbra; a plataforma SHAPES em parceria com a Universidade do Porto (ICBAS/CINTESIS).
Ainda neste âmbito, a Câmara Municipal de Ílhavo tem um protocolo de parceria firmado com a Associação de Apoio a Cuidadores de Pessoas Dependentes (APACID), com a qual desenvolve ações de apoio a grupos de apoio para cuidadores informais e pessoas com demência.
No que concerne à prevenção ao nível da saúde mental, destaca-se o Gabinete de Apoio à Família, bem como as ações de promoção de estimulação cognitiva.
A RACCI é uma iniciativa do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais que se destina a distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas levadas a cabo ou formalmente por municípios e freguesias nesta área, em Portugal, através da atribuição de selos de mérito.
No total, foram apresentadas 66 propostas a nível nacional e reconhecidas 59 candidaturas, tendo o projeto Maior Idade obtido uma das melhores avaliações globais com base nos diferentes critérios do regulamento