- Início
- Comunicação
- Notícias
- Município de Ílhavo comemora 127 anos da Restauração do Concelho com nova publicação
Município de Ílhavo comemora 127 anos da Restauração do Concelho com nova publicação
área de conteúdos (não partilhada)O Município de Ílhavo comemora na próxima segunda-feira, 13 de janeiro, o 127.º aniversário da Restauração do Concelho, um marco histórico na vida milenar de Ílhavo. A data será assinalada com o lançamento da publicação “Devoção e Identidade: A Religiosidade Popular e as Festas Religiosas do Arciprestado de Ílhavo”, um livro com textos de André Pedreiras e fotografia de Pedro Esteves, coordenado pelo Centro de Documentação de Ílhavo (CDI). A comemoração, que se realiza na Casa da Cultura de Ílhavo, conta com a participação do Bispo da Diocese de Aveiro, António Manuel Moiteiro Ramos.
O programa de comemorações, preparado pelo CDI, começa às 18 horas, com um recital de piano, “Prelúdios de Debussy dos 1.º e 2.º cadernos”, por Inês Filipe.
Esta celebração assinala a recuperação da autonomia perdida em 1895, quando o concelho foi integrado em Aveiro devido às reformas administrativas centralizadoras impulsionadas por crises financeiras e instabilidade política.
A restauração foi possível graças à resiliência e ao dinamismo da comunidade ilhavense. Para além disso, Ílhavo destacava-se pelo crescimento demográfico, infraestruturas significativas como escolas, serviços médicos e o Farol da Barra, bem como uma economia baseada na pesca, agricultura e indústria, com particular referência para a Fábrica da Vista Alegre e Estaleiros Mónica.
Determinantes para o restabelecimento da autonomia foram a pressão popular, o apoio de líderes políticos como Luciano de Castro e Jaime Magalhães Lima, e a revisão administrativa de 1897, que reconheceu o valor económico e social de Ílhavo.
O primeiro presidente da câmara após a restauração, Alberto Ferreira Pinto Basto, marcou o início de uma nova era para o concelho.
Programa de comemorações - 13 janeiro 2025
18h00 - “Prelúdios de Debussy dos 1º e 2º cadernos”, por Inês Filipe, pianista
18h20 - Sessão de abertura, por Mariana Ramos, vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ílhavo
18h30 - “Devoção e Identidade: A Religiosidade Popular e as Festas Religiosas do Arciprestado de Ílhavo” - lançamento da publicação André Pedreiras, autor
18h45 - “A relevância da publicação na consolidação do conhecimento e identidade religiosa do Arciprestado de Ílhavo”, por António Manuel Moiteiro Ramos, Bispo da Diocese de Aveiro
19h00 - Discurso oficial sobre o 127.º Aniversário da Restauração do Concelho, por João António Filipe Campolargo, presidente da Câmara Municipal de Ílhavo
19h15 - Porto de Honra