- Início
- Comunicação
- Notícias
- CMA isenta taxas para “São Gonçalinho” e presta apoio
CMA isenta taxas para “São Gonçalinho” e presta apoio
área de conteúdos (não partilhada)É um gosto muito especial ser parceiro ativo desta Festa”, Ribau Esteves. Festividades arrancam esta quinta-feira e prolongam-se até à próxima segunda-feira
No quadro do arranque das Festas em Honra de São Gonçalinho, que têm início hoje (9 de janeiro) e se prolongam até à próxima segunda-feira (13 de janeiro), a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) levou a cabo um cuidadoso trabalho de articulação e cooperação com a Mordomia, ao nível institucional e operacional, para que as celebrações se realizassem com melhor e maior nível de qualidade e segurança. Dos apoios prestados, destaque para a isenção de taxas no valor de 67.000€, o apoio à montagem das infraestruturas de energia, limpeza e manutenção urbana, instalação da tenda de espetáculos na praça central de eventos do Rossio e fornecimento de energia.
O Presidente da CMA declarou que “é um gosto muito especial ser parceiro ativo desta Festa, que honra os Aveirenses e de forma muito especial o Bairro da Beira Mar, sabendo que este é o primeiro evento do Ano Novo e que conta em plena condição com o apoio da CMA em toda a linha de operação, com destaque para a realização dos concertos no Rossio, que também celebra um ano desde a sua requalificação. Voltar a receber o Nosso Menino no novo Rossio, vai ser um momento marcante”.
O Presidente Ribau Esteves refere também que “foi em 2015, com o então Juiz da Festa, o Saudoso João Moreira, com o apoio da sempre Mordoma Isménia Franco, que decidimos dar um impulso forte à Festa de São Gonçalinho, conferindo-lhe o estatuto de Interesse Público Municipal, colocando-a no cartaz dos principais eventos de Aveiro com grande investimento promocional da Câmara (no Boas Festas em Aveiro, no Programa da Candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e no Programa de Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024), instalando a Tenda grande dos espetáculos no Rossio (2016 foi o primeiro ano, e agora com o renovado Rossio tem um espaço muito maior e de elevada qualidade), entregando à Mordomia a gestão e a receita da venda ambulante (até então da Câmara), facultando o Teatro Aveirense para eventos da Mordomia, apoiando a conquista de investidores privados na Festa, entre outros apoios da Câmara, sempre realçando e colocando no primeiro lugar de importância do notável trabalho das Mordomias, símbolo da capacidade de fazer bem dos Aveirenses”.
Este é um evento que integra o Boas Festas em Aveiro 2024/2025, um dos principais eventos do calendário anual do Município de Aveiro e que por isso se torna também um importante veículo de comunicação, divulgação e impulso às festividades.
Neste ano de 2025, as Festas em Honra de São Gonçalinho têm um motivo especial de celebração, devido à recente aprovação da inscrição das festividades, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. A inscrição da Festa no Inventário Nacional, anunciada no último mês de dezembro, foi uma iniciativa da CMA, através de um trabalho de uma Equipa Técnica CMA que tratou de todo o processo, em estreita colaboração com a Mordomia de São Gonçalinho e com a Paróquia da Vera Cruz, numa ação que integra a estratégia municipal de preservação, salvaguarda e valorização do património cultural material e imaterial de Aveiro.
As Festas em Honra de São Gonçalinho enchem as ruas do Bairro da Beira Mar de luz, música, festa e tradição. Durante cinco dias sucedem-se os rituais festivos com séculos de existência, sendo que desde a edição da Festa de 2016 assumindo um lugar especial nos eventos marcantes do calendário do Município de Aveiro.