- Início
- Projetos
- Desenvolvimento Regional
- Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro
Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)UNIR@RegiãodeAveiro
Enquadramento
A elaboração do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro integra a Estratégia Regional e a Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EIAAC), constituindo-se como pilar para uma abordagem integrada de base territorial e estratégica para contratualização de fundos comunitários e para apoio à decisão.
Como participar
- Acompanhando as notícias do projeto na página da Região de Aveiro
- Respondendo ao questionário elaborado especificamente para que entidades e cidadãos da Região de Aveiro possam enviar os seus contributos de forma estruturada – disponível AQUI
- Enviando contributos ou sugestões através do formulário disponível AQUI.
Objetivos
São objetivos gerais (OG) do trabalho os seguintes:
- OG1. Definir as grandes opções estratégicas de organização do território e do investimento público, as suas prioridades e a respetiva programação, em articulação com as estratégias definidas nos programas de âmbito nacional e regional, atentas às especificidades e aos recursos diferenciadores do território da Região de Aveiro.
- OG2. Definir as diretrizes e as orientações para os planos territoriais de âmbito intermunicipal e municipal.
- OG3. Definir as orientações para as redes de infraestruturas, equipamentos e serviços.
- OG4. Definir os padrões mínimos e os objetivos a atingir em matéria de qualidade ambiental, de conservação da natureza e de valorização paisagística.
Complementam os objetivos gerais, os seguintes objetivos específicos (OE):
- OE1. Definir a estrutura e os mecanismos de gestão necessários para o adequado acompanhamento do projeto, permitindo uma coordenação eficaz e uma comunicação fluída entre os diferentes atores envolvidos.
- OE2. Implementar uma estratégia e plano de comunicação do projeto, através do desenvolvimento de ferramentas e de atividades que facilitem a disseminação de informação relativa ao processo de elaboração do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro – Horizonte 2030.
- OE3. Envolver e mobilizar os principais stakeholders da Região de Aveiro, estimulando a geração de consensos e a legitimação das opções de desenvolvimento da sub-região e da sua estratégia de adaptação às alterações climáticas.
- OE4. Analisar detalhadamente estratégias e políticas nacionais, regionais, locais e temáticas relevantes para a Região de Aveiro assim como outras fontes de informação fundamentais para a caracterização do potencial de desenvolvimento regional e para a identificação de vulnerabilidades climáticas.
- OE5. Elaborar um diagnóstico aprofundado do potencial de desenvolvimento regional e de caracterização de vulnerabilidades climáticas atuais da Região de Aveiro.
- OE6. Definir o quadro estratégico e identificar as grandes opções e prioridades de desenvolvimento municipal e intermunicipal no âmbito da organização do território e investimento público; dos planos territoriais e setoriais; das redes de infraestruturas, equipamentos e serviços; e da qualidade ambiental, conservação da natureza e valorização paisagística.
- OE7. Definir e prioritizar o quadro global de projetos e ações estratégicas (municipais e intermunicipais) a desenvolver no horizonte 2030 e respetivo plano de financiamento assim como identificar modelos de cooperação intra e suprarregional e multissetorial com vista à sua concretização.
- OE8. Apoiar na identificação de indicadores de realização e resultado e na definição do modelo de governação e monitorização do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro - Horizonte 2030.
- OE9. Apoiar na elaboração do Perfil de Impactos Climáticos Locais, na projeção de cenários climáticos futuros de médio e longo prazo e na identificação e caracterização dos principais impactos e vulnerabilidades climáticas futuras da Região de Aveiro.
- OE10. Identificar medidas de adaptação às alterações climáticas, com base em boas práticas nacionais e/ou internacionais, assim como identificar estratégias de integração das medidas de adaptação nos Instrumentos de Gestão Territorial e de medidas para sua monitorização e acompanhamento.
Metodologia
A metodologia tem em consideração as especificidades do território e desenvolve um processo partilhado e mobilizador, sendo a definição das diferentes fases, etapas e tarefas realizada tendo em consideração a otimização dos trabalhos e a resposta aos objetivos definidos.
Cada uma das fases constitui-se como um módulo independente, coerente e com uma organização dos trabalhos fluída, não obliterando, contudo, a forte interdependência entre si. O trabalho realiza-se em cinco fases subsequentes, sendo as três primeiras estruturadas de forma a responder aos objetivos das duas componentes previstas – Estratégia Regional e EIAAC, com a sistematização e recolha de informação pertinente para ambas e a otimização das interações com todos os agentes de desenvolvimento, nomeadamente municípios, no sentido de agilizar momentos de trabalho que possam responder de forma coerente às referidas componentes, sem comprometer a necessária visão integrada. As subsequentes, fases 4 e 5, mantêm a premissa de integração e interdependência das duas componentes, mas são necessariamente ramificadas em duas etapas, uma focada na Estratégia Regional e outra focada na EIAAC, cujos resultados se organizam nos relatórios de projeto.
Cada fase responde aos diferentes objetivos de projeto conforme se esquematiza na figura seguinte.
De forma sintética, destacam-se os seguintes aspetos chave da cada fase:
Fase 1. |
Planeamento detalhado do projeto |
Constituição de grupo de trabalho intermunicipal; recolha e gestão de informação; planeamento dos trabalhos e definição de estratégia de comunicação |
|
Fase 2. |
Dinamização de Grupo Estratégico "Região de Aveiro - Horizonte 2030" |
[GERA H2030] Identificação de domínios chave e entidades a envolver; modelo de funcionamento e ativação |
|
Fase 3. |
Caracterização e diagnóstico - análise do potencial de desenvolvimento e identificação de vulnerabilidades atuais |
Recolha de dados quantitativos e qualitativos, análise de estratégias e políticas com impacto regional; trabalho com os municípios/trabalho de campo; tratamento de dados em matéria de alterações climáticas |
|
Fase 4. |
Desenvolvimento de versão preliminar do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro |
Estratégia Regional |
|
Identificação de grandes opções e prioridades estratégicas e territoriais; definição de quadro estratégico preliminar (visão/objetivos e diretrizes de atuação regional); indicadores e proposta preliminar de monitorização |
|
EIAAC |
|
Perfil de Impactos Climáticos Locais; projeção de cenários climáticos futuros de médio e longo prazo; matriz de risco; principais impactos e vulnerabilidades climáticas futuras; orientações para IGT e monitorização |
|
Fase 5. |
Desenvolvimento do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro |
Estratégia Regional |
|
Consolidação de opções e prioridades estratégicas e territoriais; fichas de projeto; prioritização; modelo de cooperação e modelo de implementação e monitorização |
|
EIAAC |
|
Consolidação e validação das opções estratégicas e operacionais em matéria de adaptação às alterações climáticas; fichas de projeto |
Principais Resultados
- R0. Relatório Planeamento Detalhado do Projeto / Estratégia e Plano de Comunicação
- R1. Relatório Inicial
- R2. 1.º Relatório Intercalar
- R3. 2.º Relatório Intercalar
- R4. Relatório Final - Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro - Horizonte 2030
- R5. Dossier de apoio à divulgação do Programa Estratégico Intermunicipal da Região de Aveiro - Horizonte 2030
Cronograma
O projeto desenvolve-se ao longo de 12 meses entre julho de 2021 e junho de 2022.