- Início
- Projetos
- Obras Municipais e Intermunicipais
- Proteção das Margens da Ria + Margem Esquerda Rio Vouga
Proteção das Margens da Ria + Margem Esquerda Rio Vouga
área de conteúdos (não partilhada)Código da Operação: POCI-07-62G9-FEDER-181433
Designação: Proteção das Margens da Ria + Margem Esquerda Rio Vouga
Entidade Beneficiária: Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Montantes Envolvidos:
Investimento total: 6.000.000,00€
Apoio Financeiro da UE: 6.000.000,00€
Data de Aprovação: 12/4/2022
Data de Início: 1/11/2021
Data de Fim: 31/12/2023
Localização: Aveiro, Estarreja, ílhavo, Murtosa, Ovar e Vagos
Descrição e Objetivos:
Este projeto visa a proteção das margens da Ria de Aveiro e requalificação da margem esquerda do rio Vouga, onde se prevê de uma forma genérica as seguintes ações:
- Estabilização de margens e beneficiação de habitat para espécies ribeirinhas em domínio hídrico, através da aplicação de soluções e técnicas de engenharia natural, com a utilização dos dragados no reforço de margens, utilizando material endémico da região para essa mesma operação, de forma a não perturbar o equilíbrio da biodiversidade na Ria de Aveiro.
- Melhoria das condições de escoamento e desobstrução da rede hidrográfica, com o aumento de secção dos cais, melhorando as condições de escoamento e navegabilidade na Ria de Aveiro, contribuindo ainda para a redução da velocidade de escoamento e redução da erosão das margens.
- Mitigação do efeito das cheias provocadas pelas águas pluviais, utilizando soluções e técnicas de engenharia natural para reforço das margens contribuindo para uma maior capacidade de armazenamento de águas pluviais, e por outro, maiores cotas de cheia, contribuindo desta forma para o aumento da resiliência às alterações climáticas.
- Reabilitação de infraestruturas degradadas dos cais que resultará numa melhoria das condições de navegabilidade dos mesmos, contribuindo para o seu uso mais regular e eficiente.
- Execução de dragagem de manutenção, por forma a restabelecer as cotas de projeto dos locais a dragar, contribuindo com o desassoreamento de cerca de 350 000 m3 de sedimentos.
Galeria de Fotos do Projeto: