Saúde na Região de Aveiro
área de conteúdos (não partilhada)A Saúde tem sido, desde sempre, um dos principais assuntos a que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) tem dedicado maior cuidado, atenção e empenho, assumindo a avaliação crítica da histórica evolução da resposta pública às populações, em contraciclo com o desenvolvimento integrado da Região de Aveiro.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, um sistema de Saúde compreende todas as atividades que têm como finalidade essencial a promoção, a recuperação ou a manutenção da saúde. Assim sendo, todos os sistemas de saúde, mormente o nosso SNS, devem garantir três princípios basilares: a Universalidade; a Acessibilidade e a Equidade.
Ora, na Região de Aveiro e aos seus cerca de 400 mil habitantes, muito embora esteja garantida a universalidade no acesso, nem sempre a equidade na acessibilidade aos Cuidados de Saúde está assegurada. Foi por isso que, já em 2014, a CIRA solicitou à Universidade de Aveiro um estudo sobre o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, para que fossem avaliados os fatores que causam entropia no desempenho do sistema de saúde na nossa Região.
Neste Estudo foram abordadas, entre outras, temáticas como o Planeamento e Ordenamento do Território, a Rede de Referenciação do ACES, os Cuidados de Saúde Primários, Cuidados de Saúde Hospitalares e Cuidados de Saúde Integrados, o Ordenamento e a Gestão Hospitalar, os Recursos Humanos, as Acessibilidades, a Integração e continuidade de cuidados… num trabalho abrangente e meticuloso identificador de fatores de risco, mas sobretudo propostas de soluções que contribuíssem para a promoção da saúde e a prevenção da doença na Região.
O equilíbrio entre a sustentabilidade financeira e as melhorias do SNS em setores carenciados, a continuidade da reforma dos cuidados de saúde primários e a atribuição de um médico de família a todos os utentes do SNS, para além das intervenções hospitalares e o centro académico e clínico, articulando com a UA, estão entre os objetivos principais, em linha com a Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial comum aos 11 Municípios.
Já à data do estudo se preconizava a criação de uma ULS (Unidade Local de Saúde) para a Região de Aveiro, objetivando a visão intermunicipal de reivindicação de autonomia na gestão, eficiência na organização integrada e capacitação nos recursos humanos e equipamentos.
Estudo sobre o Centro Hospitalar do Baixo Vouga da Universidade de Aveiro