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Baixo Vouga Lagunar - Infraestruturas Hidráulicas do Sistema de Defesa Contra Cheias e Marés - Rio Velho e Rio Novo do Príncipe
área de conteúdos (não partilhada)Designação do projeto: POSEUR-02-1810-FC-000093
Objetivo Principal: A promoção de investimentos para fazer face a riscos específicos, assegurar a capacidade de resistência às catástrofes e desenvolver sistemas de gestão de catástrofe
Região de Intervenção: Região de Aveiro
Entidade Beneficiária: Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
Data de Aprovação: 21/12/2016
Data de Início: 29/09/2016
Data de Fim: 28/12/2023
Descrição e Objetivos
O Açude do Rio Novo do Príncipe, está localizado na parte final do troço do Rio Novo do Príncipe, a jusante do troço do Rio Velho, e antes do Rio Vouga entrar na Ria de Aveiro.
A intervenção consiste numa estrutura transversal reguladora de níveis e correntes que garante a regularização do escoamento do leito do Vouga.
Em termos hidráulicos, os objetivos são os seguintes:
- Isolamento do Rio Novo do Príncipe da influência das marés e das correntes de montante, garantindo, no entanto, a acessibilidade das espécies piscícolas da Ria a montante;
- Permitir o armazenamento de água (não salobra) para rega nos períodos secos.
A construção desta infraestrutura no “Rio Novo do Príncipe” para além de integrar e complementar o conjunto das infraestruturas primárias do sistema de defesa contra cheias e marés previsto no Projeto do Baixo Vouga Lagunar, tem como objetivo e função principal a prevenção de riscos de cheias e inundações, neste caso com origem no Rio e na Ria/Mar, em toda a área do Baixo Vouga Lagunar;
Esta intervenção é fundamental para reduzir as incidências e evitar as, cada vez mais frequentes, inundações no Baixo Vouga Lagunar provocadas por cheias e marés, agravadas pelas alterações do clima, em defesa de pessoas e bens, de atividades económicas existentes e na essencial e necessária adaptação às alterações climáticas.
Ações a Executar
O açude do Rio Novo do Príncipe fica implantado na secção de jusante do canal. Tendo em conta a diversidade de objetivos a atingir com a sua operação, foi previsto um açude equipado com quatro comportas vagão, com 10 m de largura cada e 6,80 m de altura, atuadas por servomotores oleohidráulicos concebidas para operar em carga. Estas comportas são constituídas por uma chapa plana, devidamente reforçada, que atua num plano vertical.
As operações de manutenção das comportas são asseguradas por duas comportas ensecadeiras do tipo corrediça, colocadas dos lados de montante e de jusante. A sua operação em águas equilibradas é feita por meio de um diferencial elétrico.
O conjunto ficará centrado em relação ao leito do canal, cuja largura nesta zona é de cerca de 60 m, sendo a restante secção colmatada com um dique de estrutura semelhante aos diques marginais que remata contramuros de ala em betão armado, os quais, junto com a soleira, constituem o pórtico onde assentam as comportas.
A estrutura suporta ainda um tabuleiro em betão armado destinado à travessia rodoviária do açude. É fundada em estacas de betão armado com diâmetro de 800 mm, executadas com moldes de camisas metálicas perdidos, que atingem uma profundidade de cerca de 30 m e formam um reticulado de aproximadamente 3.30 x 3.0 m — mais apertado sob o pórtico das comportas e sob os muros ala — que constitui a base da estrutura. Nas figuras seguintes pode ver-se o corte longitudinal da infraestrutura.
Previu-se ainda a cravação de uma cortina de estacas-prancha metálicas sob a estrutura, transversalmente ao canal, com 6 m de altura, com o objetivo de diminuir a permeabilidade do conjunto.
Orçamento
Custo Total Aprovado: 12 072 506,21 €
Custo Total Elegível: 3 260 084,11 €
Apoio Financeiro da União Europeia: 2 771 071,49 €
Apoio Financeiro Público Nacional: 9 301 434,72 €