Ampliação da ZI da Palhaça | Delimitação avança para Discussão Pública
O Município de Oliveira do Bairro aprovou em Reunião de Câmara, realizada no passado dia 25 de julho, a proposta de delimitação da área que vai aumentar a Zona Industrial (ZI) da Palhaça em cerca de 25,4 hectares.
O documento “Delimitação da Unidade de Execução da Ampliação da Zona Industrial da Palhaça”, que entrará de seguida em período de discussão pública, podendo ser consultado no site do Município de Oliveira do Bairro, contempla a criação de 26 parcelas destinadas à instalação de atividades económicas, mais uma para acolher um equipamento de utilização coletiva.
A área de intervenção, localiza-se a oeste da ZI da Palhaça, que se encontra atualmente com ocupação caraterística de solo rústico, essencialmente florestal e agrícola, de pequena e média dimensão.
De acordo com Jorge Pato, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, a autarquia já conseguiu adquirir “cerca de 70% dos terrenos da área de ampliação”, sendo que “a formalização desta Unidade de Execução vai-nos permitir avançar para as próximas fases de forma mais célere”.
O autarca referiu ainda que já existem “manifestações de interesse de empresas em ocupar os futuros lotes da ZI da Palhaça, que atualmente tem a sua capacidade esgotada para novos espaços empresariais”.
A este propósito, Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal bairradina, lembrou o ocorrido com a venda de lotes para a zona de ampliação da Zona Industrial de Vila Verde, realizada em junho passado, em que a procura “foi superior à oferta que tínhamos, provando que o Concelho de Oliveira do Bairro é um território capaz de atrair investidores e investimento”. “Conseguimos vender 36 lotes em cerca de duas horas”, adiantou o edil.
Os planos do Executivo Municipal oliveirense passam ainda pela ampliação das zonas industriais de Bustos e posteriormente de Oiã, “num investimento total, em todas as zonas industriais, de mais de 10 milhões de euros”, explicou Duarte Novo.
Para o líder da autarquia oliveirense, “o aumento e a criação de novas infraestruturas nas nossas Zonas Industriais, é fundamental na nossa estratégia de apoio à criação e sedeação de empresas e na promoção do Concelho enquanto território ‘amigo’ do investimento e do investidor”.