Separar para mais Reciclar
Ecopontos gratuitos com a recolha porta-a-porta nas moradias do concelho.
O Município criou o projeto “Separar para mais Reciclar”. Cada moradia receberá gratuitamente um ecoponto para tornar mais cómoda e fácil a separação de resíduos e aumentar os quantitativos de resíduos enviados para valorização multimaterial.
Sem sairem de casa, os nossos munícipes podem agora separar e depositar os seus resíduos no seu próprio ecoponto, contribuindo para a melhoria da higiene pública e para a sustentabilidade ambiental.
Esta aposta do Município numa nova forma de fazer reciclagem, mais fácil, mais próxima e mais cómoda do que nunca, investindo num sistema de recolha porta a porta vantajoso e inovador, é cofinanciada por fundos comunitários POSEUR.
Como funciona?
Inscreve-se no projeto, preenchendo o formulário em baixo (ou então clique aqui).
Recebe na sua moradia, gratuitamente, 3 contentores para reciclagem de papel e cartão (tampa azul), plástico e metal ( tampa amarela) e vidro ( tampa verde);
Deposita seletivamente os resíduos produzidos no seu dia a dia, nos respetivos contentores;
Nos dias definidos, coloca os contentores no exterior da sua moradia, para que os resíduos sejam recolhidos pelo Municipio. Apenas são recolhidos os resíduos dos fluxos de papel/cartão, plástico/metal e vidro que estejam devidamente separados.
Objetivos do projeto
Incrementar a capacidade de deposição dos resíduos recicláveis e sensibilizar a população para a importância da sua separação, de forma a aumentar a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para reciclagem, diminuindo a quantidade de resíduos urbanos a depositar em aterro.
Os contentores
Os contentores a distribuir (três por habitação – amarelo, azul e verde), foram projetados para serem empilhados, caracterizando-se por terem uma altura reduzida, o que os torna particularmente adaptáveis a pequenos espaços disponíveis no interior das habitações.
Estes equipamentos são fabricados em polipropileno virgem ou reciclado, moldado por injeção, resistente ao impacto e totalmente reciclável.
Possuem uma alça de suporte da tampa que mantém a tampa aberta e facilita a deposição de resíduos.
A tampa encontra-se ancorada ao corpo do contentor por meio de duas dobradiças, intercambiáveis e facilmente removíveis.
Os contentores são, ainda, compostos por um sistema de leitura, ficando associados à respetiva moradia.
Calendários de Recolha 2023
Circuito 1: Águas Boas, Carro Quebrado, Malhapão, Pedreira, Albergue, Arieiro, Cabeço da Fonte, Chousa, Fonte do Bebe e Vai-Te, Palhaça, Rebolo, Roque, Tojeira, Vila Nova, Azurveira, Barreira, Bustos, Cabeço, Coladas, Picada, Póvoa de Bustos, Quinta Nova, Sobreiro, Caneira, Malhapãozinho, Mamarrosa, Portinho, Quinta da Gala, Quinta das Martinhas, Quinta do Cavaleiro, Quinta do Gordo, Seixal, Carvalha, Feitieira, Limeira, Passadouro, Porto Clérigo, Póvoa do Carreiro, Póvoa do Forno, Troviscal, Vale da Feiteira e Vale da Marinha.
Clique aqui para descarregar o calendário do Circuito 1
Circuito 2: Agras, Carris, Facho, Giesta, Oiã, Perrães, Pousios, Regatinho, Rego, Silveira, Silveiro, Sudas, Alagoa de Vila Verde, Amoreira do Repolão, Bunheira, Camarnal, Caneira de Vila Verde, Cercal, Espinheira, Lavandeira, Monte Longo da Areia, Murta, Oliveira do Bairro, Repolão, Serena e Vila Verde.
Clique aqui para descarregar o calendário do Circuito 2
Preencha o Formulário de Inscrição em baixo ou inscreva-se através do link disponível aqui.
Formulário de Inscrição