Cerca de 1.200 seniores no almoço '65 em Festa'
Cerca de 1.200 seniores das quatro freguesias do Concelho de Oliveira do Bairro participaram, no passado dia 11 de outubro, no almoço-convívio “65 em Festa”, promovido pela Câmara Municipal local.
O evento, que decorreu no Espaço Inovação, na Zona Industrial de Vila Verde, contou ainda com animação musical ao vivo, que levou os mais experientes dançarinos a mostrar toda a sua vitalidade e alegria.
Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, marcou presença no evento, assim como os vereadores Jorge Pato, Lília Ana Águas e Susana Martins. O líder da autarquia agradeceu aos participantes pela sua presença, mas sobretudo pelo “contributo inestimável que deram para o desenvolvimento do Concelho”, destacando ainda a “importância que continuam a ter no apoio e suporte às gerações mais novas”. “Estamos aqui para vos homenagear, mas também estamos aqui para vos apoiar, de forma a que o vosso percurso continue com saúde e a dignidade que tanto merecem”, acrescentou Duarte Novo. Também presente no evento esteve o Bispo da Diocese de Aveiro, D. António Manuel Moiteiro Ramos.
A iniciativa integrou a programação do "65 em horas em Festa", que está a decorrer durante todo o mês de outubro, e que conta com várias atividades lúdicas, culturais e desportivas.
A escolha do mês de outubro prendeu-se com duas datas que celebram a população idosa, nomeadamente o Dia Internacional do Idoso (1 de outubro) e o Dia Mundial da Terceira Idade (28 de outubro).
Até ao final do mês, destaca-se ainda a realização do ‘Congresso Envelhecer nos Eixos – 2ª edição: Tempo, Trabalho e Felicidade’, organizado pela autarquia de Oliveira do Bairro em parceria com a Associação Nacional de Gerontologia Social e com a Unidade de Cuidados na Comunidade Cubo Mágico da Saúde, que vai decorrer no dia 27 de outubro, no Quartel das Artes Dr. Alípio Sol.
O Pelouro da Idade Maior, que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro criou em 2018, tem como objetivos, de acordo com Lília Ana Águas, Vereadora responsável pela área, “prevenir e dar resposta a situações suscetíveis de afetar a segurança, saúde ou bem-estar das pessoas idosas, informar e sensibilizar a comunidade sobre os direitos desta população, combater a sua exclusão social e, finalmente, desconstruir a imagem negativa e o preconceito associado ao processo de envelhecimento, através de uma intervenção mais estruturada e dinâmica”.
O trabalho realizado pela autarquia bairradina nesta área tem sido reconhecido por várias entidades de âmbito nacional. Em 2022 e 2023, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro recebeu o Selo de Mérito “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais. Em 2022 foi reconhecida como "Autarquia Amiga das Pessoas com Demência", pela AGILidades, e foi agraciada com a Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social. Pelo seu trabalho nos anos de 2020 e 2021, a Ordem dos Psicólogos Portugueses atribuiu-lhe o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento’.