Projeto 'Oliveira Mundo de Gentes'
O projeto "Oliveira Mundo de Gentes” - PT/2022/FAMI/954 responde ao objetivo específico 2 – integração e migração legal e objetivo nacional 2 – integração do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pretende implementar medidas que promovam a integração multinível dos atuais e novos Nacionais de Países Terceiros (NPT), promovendo a sua autonomia e capacitação, bem como a sua integração na sociedade de acolhimento e no território de Oliveira do Bairro.
Para tal, até ao final do projeto propomo-nos a:
- Desenvolver ações/atividades que promovam a participação e a integração social e cultural dos NPT abrangidos;
- Desenvolver ações específicas para as crianças e jovens NPT abrangidas, criando oportunidades de aprendizagem de língua portuguesa, bem como a integração social e cultural na sociedade de acolhimento, valorizando a diversidade cultural;
- Desenvolver ações de informação/capacitação que promovam a inserção dos NPT abrangidos no mercado laboral, aumentando os seus conhecimentos sobre os seus direitos e deveres.
- Este projeto abrange quatro componentes, nomeadamente:
- Culturas que Migram" - integra um conjunto de ações de cariz cultural, designadamente uma orquestra comunitária, workshops artísticos, o Arraial do Migrante e produção audiovisual. Esta componente será implementada e executada em parceria do Conservatório de Artes da Bairrada.
- Sessões de informação/ sensibilização - pretendem promover a integração de NPT no mercado de trabalho. Esta intervenção junto dos NPT será feita em colaboração com as diferentes entidades e instituições locais. Nestas ações pretendemos abordar as temáticas relacionadas com a empregabilidade e a realização de ações de sensibilização sobre Tráfico de Seres Humanos dirigida aos NPT e à sociedade de acolhimento.
- Mundo em Português - Esta ação tem como objetivo criar e desenvolver oportunidades de aprendizagem da língua portuguesa para os alunos migrantes do 1º ciclo da AEOB, ao mesmo tempo que realça aspetos culturais dos seus países de origem e do país de acolhimento.
- Equipa Multidisciplinar e Multilingue - Equipa multidisciplinar constituída por um técnico superior e um mediador migrante, que estabelecerá pontes entre os NPT, a comunidade de acolhimento, os serviços e as entidades concelhias
Este projeto é cofinanciado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), com uma comparticipação comunitária de 46.033,75€ e contrapartida nacional de 15.344,58€.
O seu período de execução decorre de abril de 2022 a 31 de dezembro de 2023.
Notícias sobre o projeto
.
-
08 Janeiro 2024
Mais duas "Oficinas de Emprego" para migrantes
-
30 Outubro 2023
Migrantes | Direitos e deveres dos trabalhadores
-
17 Agosto 2023
Primeira edição do Arraial do Migrante foi um sucesso
-
02 Agosto 2023
Arraial Migrante | 12 de agosto no Parque dos Pinheiros Mansos
-
30 Junho 2023
Migrantes | Workshop "Contratos de Trabalho – Direitos e Deveres"
-
13 Junho 2023
Migrantes de 7 países tiveram formação sobre emprego